sábado, 5 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 2

Um resumo básico: em 2017 eu morava em Curitiba, fui pra Portugal, voltei em 2018, continuei em Curitiba e no final de 2019 voltei pra minha terra natal Santos.

Após ser picada pelo bichinho da viagem em 2017, a primeira coisa que eu fiz ao chegar em Santos foi me inscrever no curso de Agenciamento de Viagem.

Durante o curso foi tocado no assunto trabalhar em navio de cruzeiro, alguns tripulantes foram convidados a dar palestra pra nós alunos e tal, e eu acabei perguntando sobre essa questão do visual alternativo (hoje em dia eu não uso mais cores fantasia no cabelo, mas eu tenho muito mais tatuagens) e me falaram que algumas cias são ainda muito conservadoras, mas que isso tá mudando e inclusive tem uma Cia nova, a Virgin Voyages, que tem um público diferenciado e eles preferem o visual alternativo. Daí eu já comecei a ficar animada com esse assunto de novo, até fui pesquisar essa Cia, mas ficou por isso mesmo, 1º que já estávamos na pandemia, 2º que é uma Cia que não vem pro Brasil.

Chegou julho de 2021, me formei no curso, sem expectativa de nada, pois ainda estamos na pandemia, não me dei ao trabalho nem de fazer minha carteirinha de guia de turismo, mas veio uma noticia! Uma colega do curso mandou no nosso grupo do whats avisando que tava rolando um processo seletivo para ganhar bolsa de estudos através do projeto Jovens Tripulantes, para fazer um curso online da plataforma de ensino Deck4.

Eu não tinha nada a perder, pelo contrario, só tinha a ganhar caso eu fosse aprovada, então é claro que me inscrevi, e me inscrevi correndo pq se eu fosse dois anos mais velha eu já não poderia mais participar, afinal o nome é JOVENS tripulantes 😆.

Um dos requisitos de aprovação era consumir o conteúdo gratuito das redes sociais da Deck4, o que por si só já é um conteúdo riquíssimo, tão rico que só com isso aliado ao conteúdo de tripulantes que são influencers/criadores de conteúdo que eu comecei a seguir também, já foram o suficiente pra eu me cadastrar nas agencias, antes mesmo do processo seletivo do Jovens Tripulantes acabar e eu começar o curso.

Comecei tentando atualizar meu cadastro na Port Side, acho que até consegui, mas não sei que bicho deu que eu não consegui me candidatar a nenhuma vaga e nem sei se eles viram que eu atualizei.

Passou uns dias me cadastrei na ISMBR, pela experiência com a Port Side, eu não sabia que a ISMBR seria tão rápida, em menos de 24h eles mandaram um agendamento de entrevista e claro que eu perdi a data, nem tinha visto o email gente! Mas tudo bem, respondi o email, disse que não tinha visto e tal, perguntei se poderia ter uma nova data e pronto. Aí eu fiquei ligeira de verificar meu email. 

Consegui data, consegui entrevista, fiz a entrevista por skype, não passei XD

Bem, não tive feedback além de um email avisando que eu não tinha passado. Minhas teorias são: a moça que me entrevistou (não lembro o nome) estava de mascara, eu não sou manjadora de inglês, isso + o nervosismo = não entendia nada do que ela falava, então isso foi um ponto negativo. Outro ponto, ela perguntou se teria alguma função que eu não aceitaria trabalhar, e eu caí na besteira de dizer que não iria de cleaner basicamente pq eu não tenho costas pra isso (eu apliquei pra fotografia, pq mesmo sabendo que meu inglês não é o suficiente pra essa posição, as agencias dão um jeito de colocar a gente em alguma outra pq quem sabe um dia eu chego onde eu quero né), aí ela começou a questionar, ah mas pra fotografia da dor nas costas também, são muitas horas de pé e etc. e tal. Mentira pq eu já conversei com uma amiga que já trabalhou de fotógrafa em navio e sei que o buraco não é tão embaixo assim. De qualquer forma acho que a mulher não gostou de ouvir que eu não aceitaria qualquer posição e me rejeitou.

Aí continuei acompanhando o pessoal lá nas redes e logo em seguida da ISMBR apareceu o nome da Infinity Brazil, aí eu lembrei, po essa é a agencia daqui de Santos, deve ter sido por ela que o pessoal foi (eu já mencionei que eu conheço muita gente que trabalhou em navio de cruzeiro?).

Então é claro, no mesmo dia que eu recebi o email da ISMBR dizendo que eu não fui aprovada, eu me cadastrei no site da Infinity. Muito rápidos também, talvez até no mesmo dia, não me lembro, já mandaram email pra marcar entrevista e assim eu o fiz.

Na parte 3 eu conto como foi.