segunda-feira, 7 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 4 – aceitando a oferta de trabalho e fazendo STCW

No dia 28/09/2021 eu recebi um email da Infinity dizendo que eles foram informados sobre a minha aprovação na Royal, pra eu aceitar a Offer Letter e os próximos passos.

No mesmo dia, email da Royal pra eu completar meu cadastro.

Ainda no mesmo dia, offer letter já tava aceita, personal data form preenchido e o passaporte upado. 

A primeira coisa que fiz quando terminei o curso técnico foi fazer meu passaporte, pois eu já estava com um projeto de viajar. Como vcs viram aqui anteriormente, eu queria levar um grupo pra Islândia, ver a aurora boreal e tal. Então antes mesmo de ter essa ideia de navio eu já tava com o passaporte. 

O meu passaporte português venceu em janeiro, e o brasileiro foi muito mais barato e mais rápido do que renovar o português.

Uma das coisas que me motivou a trabalhar em navio foi a chance de juntar dinheiro pra fazer essa viagem pra Islândia, pq mesmo esse grupo pagando pra eu levá-los, eu não teria dinheiro pra custear essa viagem pra mim.

Dia 30/09/21 meu ID da Royal foi gerado, mais coisas pra preencher. A Infinity me pediu COVID-19 Acknowledgement of Crew Vaccine Intent, Background Information, Get on Board e Termo do Candidato, coisas pra preencher no ctrac e pra enviar pra eles.

Dia 04/10/21 a Infinity pediu pra eu fazer os cursos de STCW. São cursos de segurança homologados pela marinha que permite que a gente trabalhe a bordo, quem trabalha em plataforma também precisa fazer.

Tem gente que fica muito confuso nessa parte com essa montueira de siglas, vamos lá:

STCW = Standards of Training, Certification and Watchkeeping;

CBSN = Curso Básico de Segurança em Navios;

SSA = Ship Security Awareness;

CFPN = Curso de Familiarização e Proteção de Navios.

Atenção: quem vai embarcar pela primeira vez precisa fazer tanto o CBSN quanto o CFPN. As escolas geralmente oferecem pacotes pra fazer os 2 cursos de uma vez, eu vi um monte de gente pagando mais caro pq não ficou atento e comprou os cursos separados.

Isso acontece pq o CBSN tem validade de 5 anos, quem quer continuar trabalhando a bordo tem que fazer novamente, e ele é o mais caro. Já o CFPN que é mais barato vc faz uma vez só na vida, e muitas pessoas não compram esse curso e só depois é que descobrem que precisa fazer os dois.

Eu já sabia, pois a Infinity informa tudo direitinho.

Fiz na Shelter, o pacote com os dois cursos R$1350,00. Mesmo sendo em Santos optei pelo curso EAD, só precisei gastar Uber 1x pra ir fazer a parte pratica e a prova que não tem jeito, tem que ser presencial mesmo, afinal como vc vai pular numa piscina de forma online? 😂

Outra coisa que gera confusão as vezes, é que para se matricular vc tem que entregar um atestado medico dizendo que vc está apto a fazer as atividades. A própria Shelter diz que é o mesmo atestado que a gente leva pra se matricular nas academias, ainda assim muita gente fica com dúvida de como conseguir esse atestado, então é comum que as próprias escolas disponibilizem um medico para fazer essa consulta e dar o atestado, mas tem que pagar e não é todos os dias que o medico ta lá (temos que lembrar que muitas pessoas tem que viajar pra fazer esses cursos pois não há em suas cidades). Muita gente consegue consultas gratuitas em postinhos de saúde e tal, mas isso varia muito de cidade pra cidade.

Graças aos deuses eu tenho plano de saúde, marquei uma consulta com um clinico geral, expliquei o que eu precisava e pro meu azar ele pediu pra fazer aquele teste da esteira sabe? Isso varia de medico pra medico, por exemplo, quando eu fui começar a praticar taekwondo em 2019, eu consultei meu ortopedista (que aposentou na pandemia) e ele deu o atestado de boa sem pedir exame nenhum.

Enfim fiz o exame lá, morri e não passei bem pq pra ajudar eu tava menstruada huahauha, mas o medico me deu o atestado.

Dia 21/10/21 eu fiz a parte prática, lá eu conheci pessoalmente uma das meninas do grupo do whats (que acabou não embarcando por motivos pessoais). E foi um dia bem longo, mas bom. 

Work Fire Brigada de Incêndio - Santos
Não tem mais fotos pq tava guardando segredo mesmo.

O prazo para entrega dos certificados era de 40 dias ÚTEIS e já adianto que levou isso tudo mesmo.

Dia 05/10/21 comecei o curso do Jovens Tripulantes. Então em resumo, o mês de outubro foi de muito estudo e em novembro eu entrei num limbo de ansiedade pq não tinha mais nada pra fazer em relação ao processo de embarque. Claro eu continuei estudando na plataforma da Deck4, porem com menos intensidade, pq perdi o pique, e o grupo do whats as vezes me deixava pior, as vezes me ajudava a passar o tempo...

Final de novembro eu perdi uma das minhas avós, não foi covid, mas eu lamento que por causa da pandemia, fazia 3 meses que eu não a via pessoalmente.

Enfim os deuses sabem o que fazem, só me resta confiar, eu acredito que nada é por acaso e as coisas acontecem quando tem que acontecer.