terça-feira, 8 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 5 – recebendo a Letter of Employment e tirando o visto americano

Recebi acesso ao crew portal da Royal no dia 15/12/21 sinal que o processo tinha voltado a andar e eu fiquei bem de boa. Deve ter sido nesse mesmo dia ou no dia seguinte, que começou um vuco vuco no grupo do whats. Vários restaurant attendant recebendo letter of employment, que a gente chama de LoE e nada mais é do que a carta de emprego que a cia manda constando a data de embarque e o navio o qual vc foi designado.

Eu tava esperando receber a LoE por email, além disso eu nem tinha pegado meu certificado do STCW ainda, mas tava todo mundo falando lá no grupo aí eu resolvi verificar, e num é que tava a LoE lá no crew portal!

Gente, deu um mini enfarto! Principalmente pq a data 25/02 é niver da minha mãe, e vcs lembram né, eu tava mantendo segredo.

Na mesma semana me ligaram da Shelter avisando pra ir buscar os certificados. Mantive a calma e nem fui buscar no mesmo dia huahauhau.

Mew eu já tava com a LoE! Pra que correr?

Avisei a Infinity que tava com a LoE, a famosa Jerusa disse que ia verificar se era verdadeira ou se era uma pré LoE pra adiantar de tirar o visto, upei meus certificados de STCW no ctrac e tal tudo na paz.

Dia 17/12/21 a Infinity confirmou a LoE e mandou as instruções pra tirar o visto C1D.

Vamos lembrar alguns pontos importantes: quando eu passei na entrevista lá em agosto, não se tinha nem previsão de ter temporada de cruzeiros no Brasil, então me mandaram pra uma cia americana que já estava a todo vapor, ou seja, eu não embarcaria do lado de casa no porto de Santos, e sim nos EUA. Pra entrar nos EUA precisa de visto, e existem vários tipos deles, o C1D é o de transito + tripulante, o que significa que eu só posso ficar alguns dias nos EUA pra poder chegar e sair do navio, não posso passear.

A Infinity pediu 3 dias pra poder enviar documentação, então eu poderia agendar de tirar o visto a partir do dia 20. Avisaram também que poderia não ter data, mas que se fosse o caso eu agendaria para qualquer dia e depois solicitaria o emergencial. Mesmo assim, naquela época eu tava na paz (até demais) e eu pensei, falta + de 2 meses ainda, o visto é uma coisa que sai rápido, vou gastar dinheiro agora não, ainda mais que estamos perto das festas eu já vou ter gastos esse ano.

Aí o bendito grupo do whats, que muitas vezes me ajudou, dessa vez, tirou a minha paz. Começou um papo sobre a alta do dólar e o valor do visto ser em dólar (apesar de pagar em Real), então antes que subisse o preço do visto eu resolvi pagar logo. R$928,00

Pra poder agendar de ir no consulado vc tem que preencher um formulário, um tal de DS-160. Eu resolvi fazer isso na madrugada do dia 17 pro dia 18, um momento que não tinha ninguém online pra me ajudar, e eu precisei de ajuda pq as instruções da Infinity foram bem básicas dessa vez, praticamente só mandaram o link.

O formulário é online e em varias paginas, a cada etapa vc tem que ir salvando e toda hora o site cai, então vc tem que copiar um código que aparece no começo, pra vc continuar de onde parou nessas milhões de vezes que cai ao invés de fazer tudo de novo. Então salve, pagina por pagina.
“O ministério da saúde adverte, não preencha esse troço se estiver estressado (a)”.

Acho que levei umas 3h pra terminar, com fé de que se eu tivesse preenchido algo errado não daria problema.

Na parte do agendamento tinha bastante data disponível, eu poderia ter marcado na semana entre natal e ano novo, mas lembra que eu tava na paz? Eu fiz a estupidez de marcar pro dia 03/01/22, já explico pq estupidez, mas antes deixa eu explicar pq eu escolhi essa data: minha casa é em Santos, o consulado é em São Paulo. O CASV de São Paulo fica em um endereço e o consulado em outro. Verifiquei varias datas em que eu pudesse ir nos 2 lugares no mesmo dia, mas em nenhuma os horários batiam pra dar tempo, então procurei a data que tinha o horário mais tarde para ir no CASV e que no dia seguinte o horário pra ir no consulado fosse de manhã mas também não muito cedo, para que eu pudesse passar uma noite só no hostel (sairia mais barato do que viajar 2x). Calhou que essas datas seriam 3 e 4 de janeiro as 14:45 e as 10:20 respectivamente. A estupidez, ou inocência foi no fato de que eu não me liguei que dia 3 foi a primeira segunda feira do ano então tinha muita gente voltando pra casa (São Paulo e região) das férias ou feriado que passou no litoral. É claro que tinha transito, é claro que a viagem de 1h se transformaria em mais de 2h, é claro que me atrasei!

Minha sorte é que através do grupo do whats eu conheci o Edson, e eu sabia que ele estaria no CASV, de dentro do ônibus, subindo a serra, mandei mensagem e pedi pra ele perguntar lá o que eu tinha que fazer, daí ele me passou a informação de que bastaria eu chegar lá até as 15:30.

Eu cheguei no terminal do Jabaquara se não me engano as 14:46, ou seja, mesmo que eu teletransportasse eu já tava atrasada, corri pro metrô, chegou assim que eu pisei na plataforma, sorte, desci do metrô tava chovendo, azar, fiz o pedaço do caminho a pé de baixo de chuva mesmo, cheguei no CASV 15:15 ufa, sorte.

Lá no CASV o tempo de fila secou minha roupa, fora isso foi rápido, só mostrei os papeis lá, o passaporte, cadastrei as digitais, tirei foto (ainda bem que tinha muito creme no meu cabelo que a chuva não levantou frizz) e foi isso.

Fui pro hostel, fiquei no Visa Hostel (não acreditem nos preços que aparece na internet, falem direto com eles que sai barato).

No dia seguinte acordei passando mal (não vou entrar em detalhes sobre essa parte) e mais uma vez pedi ajuda pro Edson (aproveitando aqui pra agradecer novamente). Pedi pra ele me acompanhar até o consulado já que o horário dele era o mesmo que o meu, deixamos nossas coisas no hostel pra não pagar guarda volumes, pois não pode entrar no consulado com celular nem uma serie de outras coisas, e beleza.

No consulado fila e mais fila, e mais fila, e mais fila... e eu passando mal. Eu achei que a entrevista seria tipo entrevista de emprego sabe, mas não, é em pé num guichê. Minha entrevista foi em português, a mulher nem perguntou nada sobre idiomas e passou mais tempo digitando do que perguntando coisas. Eu só me lembro dela ter perguntado pra que eu tava tirando o visto né obvio, e se eu já tinha saído do país. De novo desculpem minha memória e eu não ter escrito antes pra não esquecer. O tempo todo eu tava passando mal então nem perguntei nada de visto de turista, eu só queria sair de lá logo.

Visto aprovado tchau! Tchau nada, eu passando mal não consegui descer a serra, tive que pedir pra minha irmã me buscar de carro e acabei ficando na casa dela em Cotia mesmo, e assim mais uma pessoa acabou sabendo que eu ia embarcar. (3 pessoas no caso né, minha irmã, meu cunhado e minha sobrinha mais velha, a mais nova nem entende nada ainda)

Ah meu visto chegou em casa no dia 7, ou seja, 3 dias depois da entrevista.


Vou deixar aqui uma coisa que eu peguei no grupo do whats que vai ser útil pra alguém. E é claro que isso só apareceu depois que eu já tinha feito o meu, ainda bem que deu TUDO CERTO. O post acaba aqui, se não tiver tirando visto pode passar pro próximo. 😆


[Preenchimento do DS-160 para VISTO C1/D]


Ahoy, marujos! ⚓️


Percebi que muitas pessoas tem tido dúvidas de como preencher o DS-160 corretamente pra emissão do VISTO C1/D para tripulantes de navio de cruzeiros, então resolvi fazer esse post com o passo a passo mais completo possível pra ajudar a quem venha precisar. 🥳


Preencher o DS-160 é o primeiro passo pra emitir o VISTO AMERICANO, para isso deve-se acessar o link: https://ceac.state.gov/genniv/


Na parte direita do site tem uma barra de seleção em baixo de “Get Started” que diz: “select a location where you will be applying for this visa”, neste campo você vai procurar “Brazil - …” e a cidade que deseja realizar sua entrega de documentos (CASV) e entrevista (Consulado). Eu neste campo coloquei “Brazil - Rio de Janeiro”. Logo abaixo vai digitar o código que aparece na imagem e clicar em “start an application” (se você já começou e está reentrando no seu formulário vai clicar no botão debaixo “retrieve an application”, e para isso você irá precisar do número de confirmação que é gerado no primeiro acesso, as 5 primeiras letras do seu sobrenome, seu ano de nascimento e responder uma pergunta de segurança que você escolheu). 


-> Preenchendo o formulário: LEMBRE SEMPRE DE SALVAR TODA PÁGINA QUE TERMINAR DE PREENCHER PARA NÃO PERDER OS DADOS JÁ PREENCHIDOS, é comum as páginas atualizarem várias vezes ao longo do processo, e salvando você volta de onde parou:


[PERSONAL, ADDRESS, PHONE, AND PASSPORT/TRAVEL DOCUMENT INFORMATION]


•Name: (seu nome completo sem abreviações como está no passaporte).

•Full Name in Native Language: DOES NOT APPLY

•Other names used: (este campo você só irá coloca YES se seu nome atual não é o mesmo da certidão de nascimento, no meu caso, tenho nome de casada atualmente então nesse campo coloquei YES e abriu uma barra que preenchi com o nome de solteira. Se seu nome for o mesmo desde sempre coloque NO ou DOES NOT APPLY).

•Telecode name used: NO (este campo é para nacionalidades em que o alfabeto é diferente).

•SEX: Male (homem) ou Female (mulher).

•Marrital status: (seu estado civil, no meu caso, casada, então MARRIED, se for solteiro, SINGLE, se for divorciado, DIVORCED…).

•Date of birth: (sua data de nascimento)

•Place of birth: (cidade em que nasceu, estado e país). 

•Country/Region of Origin (Nationality): BRAZIL (sua nacionalidade). 


•Do you hold or have held any nationality other than the one indicated above on nationality?: (se você tem alguma outra nacionalidade além da Brasileira. Se não tiver, NO). 


•Are you a permanent resident of a country/region other than your country/region of origin (nationality) above?: (se você tem residencia permantente em algum outro país sem ser o Brasil, se não, NO). 


•National Identification Number: (seu CPF)

•U.S Social Security Number: DOES NOT

APPLY

•U.S Taxpayer ID Number: DOES NOT APPLY


•Home address: (seu endereço de residência) 

•City: (cidade)

•State/Province: (estado)

•Postal zone/Zip code: (CEP)

•Country/Region: BRAZIL


•Same mailing address?: -> é seu endereço de entrega?: YES (se você recebe correio nesse endereço {não necessariamente que você vá receber o visto por correio, eu coloquei YES e retirei no CASV}).


•Primary phone number: (seu numero de celular principal com DDI e DDD {ex.: 5521, sendo 55 DDI do Brasil e 21 DDD do Rio}).

•Secondary phone number: se você tiver fixo ou algum outro número coloque, se não DOES NOT APPLY.

•Work phone number: (se você tiver número comercial coloque, se não: DOES NOT APPLY).

•Do you have any additional phone number?: (se tiver mais telefones YES, se não, NO).


•Email address: (seu email)

•Do you have any additional email address?: (se você tiver um email secundário, YES) - Additional Email (1): (seu email secundário).


•Passport/Travel Document Type: Regular

•Passport/Travel Document number: (número do seu passaporte)

•Passport book number: DOES NOT APPLY

•Country/Authority that issued Passaport/Travel Document: BRAZIL

•City where issued: (cidade em que foi feito o passaporte {no meu caso, Rio de Janeiro}).

•State/Province where issued: (estado em que foi feio o passaporte {no meu caso, Rio de Janeiro}).

•Issuance date: (data de expedição do passaporte {encontra-se na parte inferior esquerda na pg. da foto do passaporte}).

•Expirarion date: (data de validade do passaporte {encontra-se na parte inferior esquerda na pg. da foto do passaporte}).

•Have you ever lost a passport or had one stolen: (se você nunca perdeu seu passaporte ou teve ele roubado, NO).


[TRAVEL INFORMATION]


•Purpose of Trip to the U.S (1): Alien in transit (C)

•Specify: CREWMEMBER IN TRANSIT (C1/D)

•Have you made specific travel plans?: NO

•Intended date of Arrival: (data de embarque como na LOE ou informado pela agência).

•Intended Length of Stay in U.S: 1 year(s) 

•Address where you will stay in the U.S: (endereço em que você “irá ficar” nos EUA {é provável que sua agência te mande essa informação}, provavelmente é o endereço do escritório da sua cia ou de uma entidade responsável).

•Person/Entity Paying for your trip: Company/Organization

•Company/Organization paying for your trip: (nome da sua cia {ex. Virgin Voyages, Royal Caribbean, Princess, Disney…}).

•Telephone number: (telefone da sua cia ou entidade responsável. No caso, a agência nos passou junto do endereço). 

•Relationship to you: Employer Cruise Company 

•Address of company/Organization Paying: (mesmo endereço que “vai ficar” nos EUA).

•Country/Region: UNITED STATES OF AMERICA


•Are there other persons traveling with you?: NO

•Have you ever been in the U.S?: (se nunca esteve, NO). 

•Have you ever been issued a U.S Visa?: (se nunca teve um visto americano, NO). 

•Have you ever been refused a U.S Visa, or been refused admission to the United States, or withdrawn your application for admission at the port of entry?: -> se você já teve visto negado, negada entrada nos EUA ou se já pediu autorização de entrada portuária nos EUA, se não NO). 

•Has anyone ever filed an immigration petition on your behalf with the United States Citizenship and Immigration Sevices: -> se alguma pessoa/entidade já emitiu algum pedido de imigração/cidadania americana em seu nome: (se não, NO). 


[U.S. CONTACT INFORMATION]


•Contact Person name in the U.S.: DO NOT KNOW (se tem o contato de alguma pessoa responsável pelos crew da sua cia YES, e coloque os dados). 

•Organization name in the U.S.: (nome da sua companhia {ex. Virgin Voyages, Royal Caribbean, Princess, Disney…}).

•Relationship to you: Employer 

•U.S. Contact address: (endereço que sua agência passar da cia/responsável, no nosso caso, o mesmo de onde “vamos ficar”). 

•Phone number: (telefone que sua agência passar da cia/responsável, no nosso caso, o mesmo de onde “vamos ficar”).

•Email address: (email que sua agência passar da cia/responsável, no nosso caso, não tinha): DOES NOT APPLY 


[FAMILY INFORMATION]


•Father’s Surnames: (sobrenomes do seu pai {como no seu passaporte}).

•Father’s given names: (primeiro nome do seu pai {como no seu passaporte}).

•Father’s date of birth: (data se nascimento do seu pai).

•Is your father in the U.S?: -> seu pai está nos EUA, se não: NO 


•Mother’s Surnames: (sobrenomes da sua mãe {como no seu passaporte}).

•Mother’s given names: (primeiro nome da sua mãe {como no seu passaporte}). 

•Mother’s date of birth: (data de nascimento da sua mãe).

•Is your mother in the U.S?: -> sua mãe está nos EUA, se não: NO


•Do you have any immediate relatives, not including parents in the U.S?: ->você tem parentes sem ser seus pais nos EUA, se não tiver irmãos ou avós nos EUA: NO 


•Do you have any other relatives in the U.S.?: -> se tem algum outro parente nos EUA, no caso, eu tenho parentes distantes que residem nos EUA, primos do meu pai, então coloquei YES, se não tiver, NO.


•Spouse’s Full name: (nome completo do seu esposo/esposa {acredito que só apareça pra quem colocou MARRIED no Marrital Status}). 

•Spouse’s Date of birth: (data de nascimento do esposo/esposa).

•Spouse’s Country/Region of Origin (Nationality): (nacionalidade do seu esposo/esposa).

•Spouse’s City of birth: (cidade de nascimento do esposo/esposa).

•Spouse’s Country/Region of birth: (país de nascimento do esposo/esposa). 

•Spouse’s address: (endereço do esposo/esposa) -> se moram juntos: SAME HOME ADDRESS


[WORK/EDUCATION/TRAINING INFORMATION]


•Primary Ocupation: OTHER

•Specify other: (se estiver empregado atualmente, preencha com dados do atual emprego, se estiver desempregado descreva o cargo que você irá embarcar, meu caso: Help Desk Associate).


P.s.: em algum momento, nessa parte, vai perguntar quando você começou nesse emprego, coloque a data em que você recebeu a aprovação da cia.


•Present Employer or School name: (nome da companhia que você irá embarcar).

•Address: (mesmo endereço informado todas as outras vezes {endereço que a agencia te passar da sua cia/responsável}).

•City: (cidade)

•State/Province: (estado)

•Postal zone/Zip code: (zip code do endereço da cia/responsável).

•Country/Region: UNITED STATES OF AMERICA

•Work phone number: (número de telefone que a agencia te passou da cia/responsável).


•Montly Salary in local Currency (if employed): (salário que você irá receber a bordo mensalmente em dólares). 


•Briefly describe your duties: (descreva brevemente, em inglês, sua função a bordo, no meu caso Help Desk Associate coloquei: Receptionist duties). 


•Where you previously employed?: -> teve trabalhos anteriores? Se sim, YES. 

•Employer name(1): (nome da empresa, no meu caso, coloquei minha última cia: MSC CRUISES).

•Employer address: (endereço da última empresa {procurei no google o endereço do escritório da MSC}). 

•Telephone number: (telefone da sua última empresa {procurei no google o telefone do escritório da MSC}).

•Job title: (seu último cargo, no meu caso: CRUISE STAFF). 

•Supervisor’s surname: (sobrenome do seu último chefe, no meu caso, coloquei o sobrenome do Cruise Activities Manager).

•Supervisor’s name: (nome do seu último chefe, no meu caso, coloquei o nome do Cruise Activities Manager). 

•Employment date from: (data em que começou no último emprego, no meu caso, coloquei a data de embarque). 

•Employment date to: (data em que saiu do seu último emprego, no meu caso, coloquei a data de desembarque). 

•Briefly describe your duties: (descreva brevemente, em inglês, seu último emprego, no meu caso coloquei: Responsible for entertain the guests, host activities in the microphone, dance, host karaokes, quizzes, among other entertainment Activities). 


•Employer name(2): -> se você teve outro emprego antes do último, coloque o nome da empresa aqui, no meu caso, coloquei MSC CRUISES de novo, mesmo endereço e dados, e preenchi com dados do meu cargo anterior, BELL BOY.


•Have you attended any educational institutions at a secondary level or above?: -> você tem ensinou médio ou faculdade?, se sim: YES

•Name of institution: (nome da sua escola ou faculdade. No meu caso, eu tenho ensino superior incompleto então preenchi dados da minha última escola do ensino médio primeiro, e depois da faculdade. Eu estudei em 3 escolas diferentes no ensino médio, uma em cada ano, então preenchi dados de 4 instituições de ensino, na respectiva ordem: (1) terceiro ano do ensino médio, (2) faculdade, (3) escola que estudei no primeiro ano do ensino médio e (4) escola que estudei no segundo ano do ensino médio, e mesmo fora de ordem não deu problema nenhum. Quanto as datas de começo e fim do ano letivo (Date of attendance) eu chutei porque não lembrava, chutei os começos de aula em fevereiro e final em novembro). 


•Do you belong to a clan or tribe?: -> Você faz parte de algum clan ou tribo? Se não: NO.


•Provide a list of languages you speak: (preencha com os idiomas que você fala. Eu coloquei na seguinte ordem: Portuguese, English, Spanish, Italian e French. Sendo o primeiro a língua mãe e o último o que falo mais básico). 


•Do you traveled to any countries/regions within the last five years?: -> Você viajou pra algum país nos últimos 5 anos?: (no meu caso a lista ficou com 24 países, pois nos meus últimos contratos tiveram muitos países, então fui olhando de um em um na lista pra não esquecer nenhum). 


•Have you belonged to, contribued to, or worked for any professional, social or charitable Organization?: -> Você já trabalhou em alguma ONG? Se não, NO.


•Do you have any specialized skills or training, such as firearms, explosive, nuclear, biological, or chemical experience?: NO


•Have you ever served in the military?: -> você já serviu no exército? Se não, NO.


•Have you ever served in, been a member of, or been involved with a paramilitary unit, vigilante unit, rebel group, guerrila group, or insurgent Organization?: NO


[SECURITY AND BACKGROUND INFORMATION]


->Todas as perguntas dessa sessão devem ser respondidas com: NO


[CREW VISA INFORMATION]


•Specific job title aboard aircraft or vessel: (cargo que irá embarcar).

•Name of company that owns the aircraft or vessel you will be working on: (nome da cia em que vai embarcar).

•Company phone number: (mesmo telefone usado anteriormente nos dados da cia/responsável).

•Did you acquire your position using a recruiting/manning/crewing agency?: -> se fez seu processo com uma agência, YES. 

•Agency name: (nome da sua agência).

•Contact name: (nome do responsável da sua agência).

•Street address: (endereço da agência).

•Telephone Number: (telefone da agência com DDI e DDD {ex. 5513… sendo 55 DDI e 13 DDD}).


•Are you serving aboard a seagoing ship or vessel?: YES

•Seagoing Ship/Vessel name: (nome do navio que você irá embarcar, meu caso: Scarlet Lady).

•Seagoing Ship/Vessel Identification Number: (número de identificação do navio {essa informação sua agência deve te passar}, no caso do Scarlet Lady é: 9111802). 


[LOCATION INFORMATION]

Location where you will be submitting your application


•Current Location: (Cidade em que você quer emitir seu Visto). 


[PREPARER OF APPLICATION]

•Did anyone assist you in filling out this application?: NO


E assim, marujos, o DS-160 de vocês estará preenchido. Após o preenchimento, o passo será agendar a entrega de documentos no CASV e entrevista em um consulado, para isso acessem o site: https://ais.usvisa-info.com e vá na parte “NONIMMIGRANT VISA APPLICATION”, selecione Brazil e o idioma que gostaria de ver no site (Português ou Inglês) e clicar em “INICIE SUA SOLICITAÇÃO/APPLY”. 


No caso de visto emergencial o passo a passo tá explicado nesse post aqui: https://www.facebook.com/1753398031550712/posts/3127705780786590/


Espero ter ajudado! 😉