segunda-feira, 2 de julho de 2018

Como Fui Parar em Barcelona

Lívia e Ellen em Barcelona
Eu e Ellen no topo do Bunkers del Carmel
Quem acompanhou meu instagram em novembro de 2017 deve ter percebido que eu fui pra Portugal com a minha amiga Ellen, só que eu tava indo pra ficar e ela só pra viajar e pesquisar as coisas dela, durante 20 dias.
Ela comprou as passagens com bastante antecedência e por conta de preços ela me disse que faria a sua volta para o Brasil por Barcelona. Pensei então "eu  tenho um casal de amigos que moram em Barcelona, vou ser cara de pau e pedir pra ficar lá, assim eu ajudo a Ellen a economizar na passagem e vejo meus amigos, pq depois eu vou arrumar trabalho em Portugal, também não vou ter tempo de viajar mais".
Quanto mais tempo a gente ficasse na casa deles, mais a gente economizaria com airbnb, mas a gente também não queria incomodar já que era novembro e eles trabalham durante a semana.
Combinamos de ficar 1 semana, a ultima de novembro.
A Ellen comprou nossas passagens de Porto para Barcelona pela Ryanair, foi 25,00€ cada. (ela comprou no cartão de crédito e eu paguei em dinheiro pra ela, então nem sei mais detalhes da compra).
Voo curto, tranquilo...
Desculpa mais uma vez xuxu (o Thiago foi nos buscar no aeroporto, que fica fora de Barcelona e eu não sabia, lá pra meia noite e ele trabalhou cedo no dia seguinte).
Pro nosso relógio biológico era umas 23h, horário de Portugal, mas a Espanha tem 1 hora a mais, horário de voo mais barato é isso aí né.
E eu fui bem na loca, descobri tudo na hora, além de não saber onde é o aeroporto, não sabia também qual o fuso horário, não sei falar espanhol até agora, aliás eu nem sabia que tinha uma divisão da Catalunha, isso pq em outubro teve votação e os cªɐ☠ⓗ💣, eu nem sabia que tinha diferença no idioma, mas enfim...
Outra coisa de loucas que a gente quase se ferra a seguir:
#FicaaDica: quando for comprar passagem, verifique se vc tem direito ao despacho de bagagens!
Do Brasil pra Lisboa a gente teve o despacho normal, eu deixei minha bagagem maior na casa da Danubia (onde eu morei em seguida da viagem) e fui passear só com a bagagem de mão, até aí tudo bem, só que a Ellen já foi do Brasil pra Portugal só com a bagagem de mão, aí em Portugal ela acabou comprando umas "prendas", ou seja, já tinha aumentado a bagagem e pretendia despachar uma bolsa grande pra Barcelona, só que a gente não se ligou que essa passagem não dava direito a  despacho, e eu não lembro direito quanto que era pra despachar, só lembro que era caro,uma grana que não valia a pena. Bom a Ellen teve que remanejar tudo, colocou algumas coisas até na minha mala, pra poder embarcar com uma bagagem de mão e a bolsa com menos peso pra ir como bolsa comum mesmo. Aí a gente conseguiu embarcar, com o coração na mão mas ufa que desespero!
Do aeroporto até a casa do Thiago fomos de taxi, não lembro quanto deu, só sei que o menino correu viw, divertido! 😅
Enfim, eu fui mais pela visita mesmo, então eu nem programei passeio nenhum, e o dinheiro já estava acabando...
Fomos até a basílica da sagrada família a pé, tava tendo uma feira de natal ali do lado  já passeamos por ali também, não entramos na basílica pq tinha que pagar, andamos até o arco do triunfo, até a feira de Santa Lucia... e voltamos de ônibus.
Comendo sorvete magnum na praça
Almoçando sorvete
Outro dia fomos a pé até o parque Guell, no outro até o Bunkers del Carmel, no outro até o mercado municipal, e teve um dia até que a gente foi a pé até a praia, era descida, pq não né? (5km, voltamos de bus e eu fiquei destruída haha). Os passeios não necessariamente nessa mesma ordem tá, é querer de mais da minha memoria...
A gente só tava gastando basicamente com bilhetes de bus/metro e comida, eu nem lembro quanto custava o bilhete, eu sei que no primeiro dia, um funcionário viu a gente encarando a maquina de venda de bilhete e falou que nós 2 poderíamos usar o mesmo cartão com 10 passagens, ele falando em catalão e a gente em português mas a gente se entendeu e descobrimos que era a maneira mais barata, já que não íamos ter que comprar 2 cartões pra passar só alguns dias, o cartão era recarregável, e se não me engano usamos o mesmo no ônibus também.
Nossa alimentação foi bem tosca, teve um dia que a gente almoçou  Magnum pq tava muito barato (pobre fora do Brasil é uma desgraça) e a gente comprou a caixa então tinha que comer tudo na hora né se não ia derreter. Tirando esse episódio a gente preferiu fazer compras no mercado e fazer comida em casa mesmo, além de ser mais barato a gente pôde fazer a cortesia de cozinhar pros amigos.
Eu na rua só gastei com churros huahauhahua
To brincando, como a gente foi na ultima semana de novembro, a gente passou pela blackfriday então foi a minha vez de gastar. Mandei umas lembrancinhas pro Brasil pela Ellen, pq pro Brasil era certeza que ela teria o despacho (voo internacional dessa distancia se não tivesse era sacanagem né).
https://www.thegeorgepayne.com
Marília, Thiago, Ellen e eu no The George Payne
No fim de semana que o povo não tava trabalhando, saímos a noite, fomos em barzinhos, restaurantes, shoppings...
O que eu achei: de tudo que eu conheço Barcelona foi a cidade que mais me lembrou São Paulo capital, é grande, mistura arquitetura antiga com nova, as pessoas no turismo ti tratam super bem, mas no dia dia (exemplo: caixa do supermercado) ti atende daquele jeito... vi adolescentes pulando a catraca do metro (sem necessidade pq tavam usando tênis e marca, a Ellen foi furtada dentro do bus... Mas diferente de SP tem praia e é uma cidade muito musical, todo lugar que vc vai tem alguém tocando alguma coisa, cantando ou dançando, principalmente no parque Güell, mas até no metrô tinha um cara tocando guitarra!
Agora quero voltar lá com mais dinheiro e de preferencia nas ferias do casal, agora eles já moram a mais tempo, conhecem mais coisas, eu também já andei olhando uns instagram de viagem, quero encher a cara de sangria hauhauhauhau...
Pra ir embora, a Ellen comprou a minha passagem pela internet, no mesmo esquema do cartão, quando a gente ainda tava no Porto então deve ter sido uns 10 dias antes. Barcelona - Lisboa 35,00€ pela Vueling. Peguei um horário perto do voo dela pra gente poder ir pro aeroporto juntas. O voo era muito cedo, a gente saiu da casa do Thiago umas 4h da manhã, fomos pro aeroporto de cabify, o motorista super atencioso tentando entender e se fazer entendido, deu uns 30 e poucos euros. Lá no aeroporto pra mim foi super tranquilo, entrei direto (passaporte português né), já a Ellen passou perrengue de novo, teve que enfrentar uma fila enorme pra despachar a bagagem, aparentemente ela não se entendeu muito bem com a atendente que queria que ela entendesse espanhol só pq fala português (é não faz sentido) e teve que sair correndo pra achar o portão de embarque que ficava lá no cu do mundo. Ela embarcou em cima da hora, mas no final das contas teve gente mais atrasada que ela, o voo deve ter decolado com atraso. O meu foi um pouquinho mais tarde e eu fiz meu primeiro voo sozinha, ainda bem que deu tudo certo e eu tive essa experiencia incrível.