sexta-feira, 13 de julho de 2018

Saí de Casa - Vida Doméstica Parte 2 - Lavar Roupa

Vou começar declarando que eu amo minha maquina de lavar.
Sempre teve maquina na casa dos meus pais, graças aos deuses pq se tem um trabalho de casa que é pesado é lavar roupa, na mão no caso.
Então eu nunca precisei aprender, no máximo eu lavava calcinha no chuveiro ou quando eu fazia capoeira que só tinha um uniforme e eu precisava dele logo e não dava tempo de juntar roupa branca suficiente pra encher a maquina, mas era um tecido bem fácil (não me pergunte o nome, eu entendo muito de tecido nossa). É, pelo menos isso eu aprendi, separar roupas brancas das coloridas, e ainda faço mais, separo em brancas, pretas e azuis marinho, e o restante das cores. Meu pai era Guarda Municipal, a farda é azul marinho e por conta de ser farda tem todo um cuidado especial, alem disso ela soltava tinta azul nas roupas mais claras...
Minha vó ainda é da época que roupas mais delicadas lava na mão, ah mas comigo não tem dessas, eu taco tudo na maquina mesmo  não to nem aí, cansei de destruir minha coluna no tanque depois que eu #SaídeCasa e me mudei pra um kitnet que não tinha espaço nem pra pensar, quanto mais pra por uma maquina de lavar roupa. Alem disso minha maquina tem função pra roupas delicadas 😉
Nossa Lívis mas não tinha lavanderia no condomínio?
Não, só tinha uns tanques ruins com água congelada.
Ah mas vc morava no centro, deve ter um monte de lavanderia em volta.
Com certeza, tem mesmo, Curitiba é bem abastecida de lavanderias não só no centro, mas o que não tinha era dinheiro pra lavarem minhas roupas 😆
Então vc lavava roupa na mão mesmo sem saber e mesmo com dor nas costas e no frio?
É então...
Não.
significado símbolos etiquetas roupas
Algumas poucas vezes eu esfreguei roupa no tanque sim e sofri com isso, o que eu fazia boa parte das vezes era deixar as roupas pretas de molho pra ficarem cheirosinhas, pq roupa preta não aparece sujeira então não tem o que esfregar, e enxaguava no chuveiro quando tava frio. Mas aí eu descobri da pior maneira que roupa preta não pode deixar de molho pq mancha, então eu estraguei muita roupa (a maioria do meu marido pq o guarda roupa dele é igual do Johnny Bravo (azar o dele, quer um serviço bem feito faça vc mesmo)).
Agora o que a gente fazia mesmo na grande maioria das vezes, e eu ainda to em duvida se devo ter vergonha disso ou não, é, juntar uma mala grande de roupa suja e lavar em Santos, o pai dele lavava a roupa dele e minha mãe lavava a minha. Na maquina ta gente, nós não somos exploradores de pais não ta!
Como o ap era pequeno a gente nem tinha onde guardar a roupa toda, então a gente revezava as roupas que tinha em casa e as que ficavam na casa dos nossos pais.
E assim a gente levou a vida por 2 anos.
Atualmente eu me sinto bem tia véia com essas coisas, quando eu fui pra Portugal por exemplo, eu estranhei usar uma maquina diferente com produtos diferentes. Mas se tem uma coisa que eu sinto falta é o amaciante que eu usava lá, eita produto bom e cheiroso da p💣☠h@
se não me engano a marca é "Quanto" e os portugueses chamam de amaciador.
Hoje se precisarem de dicas de lavar roupa na maquina eu já to sabendo ajudar hein 😉