Nem só de doce gelado vive essa blogueira, até mesmo pq eu to indo pro meu 3º inverno seguido!
Como assim?
É quando fui pra Portugal em novembro, lá era outono, eu peguei o fim do outono e o inverno todinho lá. Aí quando voltei pro Brasil, tinha acabado de acabar o inverno em Portugal, ou seja, primavera lá, outono aqui no Brasil...
Esses dias tava conversando com minha grande amiga Janaína e seu digníssimo esposo Felipe, e a gente chegou no assunto "comidas que sentimos falta fora do Brasil". Bem atualmente eles moram em Londres e já sentem falta de algumas coisinhas. Eu disse pra eles que não senti falta de nada, pq eu acho inclusive que não deu tempo de sentir falta, eu fiquei fora 5 meses só, e por ser neta de portugueses eu já conhecia e gostava de muitas comidas portuguesas, principalmente os doces.
Ah os doces portugueses!
As doçarias portuguesas se baseiam em ovos (até onde eu sei não existe confeitaria em Portugal) então nada mais justo do que um dos meus doces favoritos se chamar bolo de gema. É tipo um bolachão e tem muito açúcar, aliás o que vc pode esperar de qualquer doce português é que seja feito com ovos e bastante açúcar.
Eles são facilmente encontrados na região do Porto, Aveiro e Braga. Em Lisboa não achei (mas também não procurei)
Minha família é basicamente de Póvoa de Varzim (Porto) e Sever do Vouga (Aveiro) e desde que eu me conheço por gente, sempre que alguém vai pra Portugal, voltam com um pacote de bolos de gema, outro de bolos de limão e outro de cavacas (eu inclusive fiz isso 😋 ). Essas coisas tem gosto de infância pra mim.
Os bolos de limão são bem parecidos com os de gema, mesmo formato e tal mas menos açúcar e é bem gostoso também. Já as cavacas, atualmente eu não sou muito fã pois as mais tradicionais são muito duras. Quando eu era criança eu comia pelo tanto de açúcar que tem em volta, mas a massa também não é la grandes coisa. A boa noticia é que pelo menos em Aveiro eu sei que encontramos as cavacas moles.
Falando em coisas que eu não sou muito chegada, tem os famosos pastéis de Belém. O nome certo são pastéis de nata, pastel de Belém é só o que é feito em Belém, e quem me acompanhou nos stories do instagram sabe que eu trabalhei lá perto e nunca tive coragem de enfrentar aquelas filas quilométricas, principalmente por ser uma coisa que eu não sou muito chegada,
mas pra compensar eu descobri os pastéis de cerveja que tem em Belém também.
Eu não gosto de cerveja, mas eu sou curiosa e adoro doce, foi o suficiente pra ir experimentar.
Eu A-DO-REI! Não senti gosto de cerveja e é bastante doce, mas sem ser melado como o de nata, é até crocantezinho por fora...
Sabe aquelas dicas de turismo que os locais dão? Então a minha é essa, se for pra Lisboa, vá comer pastel de cerveja!
link do google maps de onde eu comi, é só clicar aqui
Se vc não gostar tudo bem, a viagem não vai ser perdida pois tem os pasteis de Belém atravessando a rua e muitos pontos turísticos ali em volta que da pra ir a pé.
E na emergência tem um McDonald's ali do lado 😆
Obs.: Era inverno mas eu comi muito sorvete sim, muito Magnum inclusive, teve um dia que eu almocei Magnum em Barcelona pq tava muito barato! Mas isso é assunto pra outro post.