quinta-feira, 24 de março de 2022

Comentários aleatórios do meu começo de vida de tripulante.

Hoje, na verdade ontem dia 23 de março, eu só trabalhei na parte da manhã pq eu reportei diarreia e eles me colocaram em isolamento por suspeita de GI (acho que seria como a nossa famosa virose no Brasil). Aproveitei pra dormir e agora de madrugada to aproveitando a internet.
Aposto que vai ter gente achando que eu dei o golpe do atestado, mas dei não, tava mal mesmo e to me sentindo mó culpada pq fizeram a Taiane mudar de cabine. Mó trampo, mó role...
Eu não duvido de estar com a imunidade baixa por estar dormindo pouco, enfim...
Vou jogar aqui umas coisas que eu anotei pq desde que saí da quarentena não tenho tempo de fazer texto grande. (O instagram to postando em atraso mas até q to conseguindo uma certa frequência).

09/03/2022 vi o por do sol pela primeira vez de dentro do navio. Estava trabalhando já, no windjanmer. Quase chorei de emoção e da beleza. Uns 4 navios saíram nesse horário de final de tarde começo de noite. Nós saímos em navegação as 21h30. Estávamos em St Maarten.
Fiz minha primeira bolha no dedinho do pé.

Não lembro que dia comecei, acho que foi dia 11, mas to trabalhando no room service agora, então só vejo a luz do dia nos meus intervalos ou quando entro nas cabines.
Guest é um bicho bagunceiro, cada dia q passa, eu admiro mais o pessoal do housekeeping.

Já acostumei com o balanço do navio, já me senti um pouquinho mareada de novo, mas depois da quarentena nunca mais vomitei. A dica que eu aprendi foi comer maçã verde (adoro) e pão, e não ingerir muito liquido, mas trabalhando no calor é difícil não beber muita água gelada.

Agora já conheço uma parte dos head waiter, mas ainda não entendo muito a hierarquia do setor dos restaurantes, a sensação que tenho é que tem muito cacique pra pouco índio. E eu já to meio de saco cheio de cada um falar uma coisa diferente (isso quando eu entendo o q eles falam pq os sotaques são foda)

Desisti de fazer os treinamentos online pq a internet não funciona bem, minha internet da Claro não funciona no Caribe e em alto mar não tem sinal. Dentro da minha cabine que fica no deck 0 também não tem sinal msm que eu esteja parada no porto.

Aquele head waiter que me cobrava os treinamentos não tenho muito convívio com ele, mas tenho com outro HW indiano que também não entendo o sotaque... já me chamaram pra fazer vários treinamentos no presencial, alguns em horário de trabalho (adoro) outros não.

Já fui levar comida na ponte de comando varias vezes, mas ainda fico nervosa (já pensou eu deixo cair a bandeja nos pés dos figurões?) Outra coisa que me deixa nervosa é o fato de não reconhecer as pessoas quando vejo com e sem mascara, outro dia fui levar comida pro staff captain e lógico ele tava no AP dele (sim é um apartamento a cabine) e ele tava de roupa de andar em casa sem mascara e tal... aí em outro dia alguém me cumprimentou no corredor e eu to até agora sem saber se era ele pq tava de mascara uniforme... 😅

Dia 15 de março foi um dia bem particular, fiz um turno de 6h no período da manhã, eu ainda tava aprendendo as coisas no room service, tava sensível pq tava menstruada, tava bem cansada mentalmente de não entender o povo, de manhã eu naturalmente não funciono, juntou tudo e resultou numa crise de choro. De tarde normalmente eu dormiria, mas eu não ia perder a chance de pisar em terra firme, então eu desci em Labadee no Haiti e peguei uma prainha de crew. A noite eu fiz mais um turno de 6h. adivinha se no dia seguinte eu não tava morrendo.
A frase do dia foi, morri em Labadee
A noite meu ex supervisor veio conversar cmg por causa da minha crise de choro e tals, um filipino muito gente boa, tão bom que teve dia que ele veio me perguntar pq q eu não tava no bar com meus amigos br, ofereceu cerveja pra minha roomie pq ele era nosso vizinho de cabine parede com parede... mas o melhor é q ele é um bom profissional, desembarcou dia 16 não sei pq, pois foi inesperado...
No dia 15 tb eu recebi meu primeiro pagamento, mas eu to até agora sem saber o que recebi e o q foi descontado pq não tive tempo de ir no financeiro.

Aqui vc tem q escolher, ou dorme, ou come, ou desce do navio qndo pode, ou lava roupa, ou outras tarefas... tudo junto não da (pelo menos pros crew ralé que nem a minha posição).

Dia 18 de março eu acordei 10h da manhã e fui correndo conhecer um pouquinho de Cococay, nesse dia eu fiz o turno da tarde e da noite

Nos últimos dias estão mudando minha escala todo santo dia, o room service está muito bagunçado com o supervisor atual e eu nem vou entrar em detalhes pra não ser demitida por publicar isso. Não atoa eu acabei caindo doente. E também nos últimos dias eu tava fazendo o room service nas cabines de quarentena dos recém chegados. Amiguinhos respeitem a quarentena, não duvido nada de ter pegado alguma pereba deles pq eles abrem a porta sem mascara enquanto eu ainda to perto.

Perdoem os erros de digitação to com sono e já vou voltar a dormir.
Imagens no instagram, pode ser que algum dia eu ilustre os últimos posts aqui.

terça-feira, 15 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 11 – Quarentena

Hoje é dia 24 de março, mas eu vou editar as datas pra tras pq eu tinha um monte de texto pronto em atraso... vamos lá

Ensurdecedor! É o som do alarme de emergência 7 curtos e 1 longo, no meio da tarde do meu primeiro dia a bordo nosso capitão fez essa demonstração.
Fiquei contente que eu entendi sei lá, 98% do que ele disse.
Eu ouvi vários barulhos mas não senti o navio começar a andar, eu só fui sentir algum movimento quando a velocidade já tava passando os 9kts. Ai depois eu conclui que na verdade não depende da velocidade, acho que depende do movimento que o navio ta fazendo, onde ta passando, sei la que mais. A sensação é desconfortável, já teve tontura? Pra mim é igual, espero que eu acostume.
Aí no final da tarde do primeiro dia, depois que a gente já tava em navegação, meu chefe (um head waiter) me liga no telefone da cabine e pergunta se eu já tinha feito os treinamentos. Eu não li direito, eu tinha entendido que eu estaria sem internet, mas o site da Royal com os treinamentos entra 😆 E pra entender o sotaque dele? Ai meu deus!
Depois de algum tempo navegando, balança muito gente, muita tontura, parece que to bêbada sei lá.
Era pra ter parado em Nassau mas não parou devido ao mal tempo, ou seja, passei mal o segundo dia inteiro. Ficou navegando direto desde sábado dia 5, final da tarde até segunda feira a noite, momento em que escrevi esse texto.
A enfermeira veio medir a temperatura 2x no dia.
Eu assisti todos os filmes clássicos dos anos 80 já que o tema do charter era esse. As musicas escutei a play list toda no primeiro dia. Eu achei que ia me entreter com a internet mas em alto mar com tempo ruim, eu mal consegui terminar os treinamentos (mesmo com internet de graça pra essa parte).
3º dia segunda feira, acordei melhor mas botei meu café da manhã pra fora então liguei no medico e avisei que tava seasick, devia ter feito isso antes pq o remédio que me deram foi o que segurou a comida no estomago, e eu precisava mesmo de forças pra terminar os treinamentos, fazer meu skin care, faxinar a cabine, arrumar as malas...
Dia 7, 23:30h me liga o head waiter pra perguntar se eu já tinha feito os treinamentos. E se eu tivesse dormindo? Me pediu pra fazer mais trainings, reclamei da internet e ele simplesmente mandou eu dormir e acordar cedo pra fazer de manhã antes de sair da quarentena.
Gente eu nem conheço o cara e já to com raiva.

E assim eu termino a serie de textos "Como eu fui parar num navio de cruzeiro"

segunda-feira, 14 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 10 – O Embarque

Hoje é dia 24 de março, mas eu vou editar as datas pra tras pq eu tenho um monte de texto pronto em atraso... vamos lá

Os EUA é um país que foi feito na régua né, saindo do hotel a gente pegou um retão de sei lá, um pouco mais de meia hora, até o porto.
Quando a gente chegou perto que começamos a ver os navios, eu e a Taiane parecia 2 crianças. E o frio na barriga? Vixi fiquei filmando e fotografando tudo. Aí começou a sessão de filas. A primeira ainda do lado de fora foi a mais demoradinha, aproveitei pra postar todas as fotos e vídeos que eu queria nos instagrams. Acho que já era umas 10h comecei a torrar no sol, tirei o casaco que tava frio mais cedo, e fui pra sombra (se eu soubesse como seria minha cabine teria aproveitado mais o sol).
Primeira parte, passar as bagagens no raio x.
Depois, entrega de documentos e cotonetada. Aí veio a primeira tristeza, não num tem nada a ver com o teste de covid. O que aconteceu foi que na hora de verificar o passaporte da Taiane, o nome dela não tava na lista, aí ela teve que ficar lá e a gente se separou e eu fiquei sem saber dela. A gente tava fazendo tudo juntas dês de a van pro hotel...
Aí mais filas, agora pra entrar no navio, surreal! Eu sou de Santos, eu já vi milhões de navios, inclusive estando no mar e um passando do lado, mas eu nunca tinha estado tão perto assim, quanto mais dentro de um...
Um tripulante passou alguma coisa nos puxadores das bagagens e eu não entendi nada, achei que eles iriam levar as bagagens pra dentro, mas não, cada um levou a sua. Aproveitei a espera na fila pra fazer mais fotos e falar no whatsapp, acho que não deixei ninguém no vácuo pq depois...
Entramos no navio, ai gente que emoção. Me ferrei pra arrastar minha mala no carpet, os corredores são estreitos na parte que eu fiquei, e eu ainda tava cansada do dia anterior. Mas isso não foi nada.
Veio a segunda tristeza, o menino que tava levando a gente pras cabines abriu a porta da minha e quase que me escorreu uma lagrima. Não tinha janela! Era uma cabine bem interna, tão interna que veio a terceira tristeza, o sinal da minha internet não pega e eu só teria acesso ao wifi do navio a noite.
Aí eu comecei a me sentir numa solitária. Pensei, vou dormir pra caralho né, mas não de imediato pq tava perto da hora do almoço então eu fiz o reconhecimento da cabine, abri as malas, li as instruções de boas vindas, comi o outro cookie esquisito do dia anterior, liguei a TV e pra minha infelicidade não achei canal que mostrasse a câmera do navio, deixei na musiquinha (só anos 80 como o tema do cruzeiro que começou se não me engano naquele dia mesmo 05/março, não sei se to escrevendo certo mas é charter que fala) e peguei o note pra escrever esses textos e deixar preparado pra postar sei lá quando.
Comecei a sentir frio, coloquei o aquecedor no máximo e fiquei só de shortinho e regata.
Eu li que o almoço é servido entre 12h e 13:30, deu 13:34 e nada, desisti e fui terminar minha maçã do café da manhã.
Continuei escrevendo já pensando em ir dormir assim que terminasse. Pra minha grata surpresa era mais de 14h quando bateram na minha porta, la vai eu sair correndo pra vestir a calça e a mascara pq eu não sabia quem era né, vai que era algum supervisor indo ver se eu cheguei viva. Abri a porta e dei de cara com a minha comidinha, que alegria.
Usei a primeira tática da quarentena, trouxe Tang e fiz suco hauhauhauahua.
Bem eu já to entrando em assunto de quarentena então vou terminar por aqui. Acho que escrevi pouco sobre o embarque, mas eu acho que realmente não tem muito o que dizer. Se vc tiver alguma pergunta especifica deixa aí nos comentários ou manda msg de texto no whatsapp. Aquele esquema, quando eu conseguir internet eu respondo 😉

domingo, 13 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 9 – Hotel

Hoje é dia 24 de março, mas eu vou editar as datas pra tras pq eu tenho um monte de texto pronto em atraso... vamos lá

Chegando no aeroporto passei por aquela parte burocrática normal, imigração, pegar a bagagem blz...
O cara na imigração fez meia dúzia de perguntas que eu espero que tenha respondido certo, foi bem rápido e ele me mandou pra uma sala separada logo pensei, pronto vão revirar minhas malas todas, mas nem, só passaram num raio x, num questionaram nem a farofa heuheuehue.
Depois começou a luta pra achar o meu transporte. Todo funcionário do aeroporto por quem eu passava eu perguntava onde que eu encontrava o transporte da Royal.
Gente o lugar é tão grande que eu peguei até um metrozinho pra ir pra outro lado.
Aí eu sofri bastante pq me mandaram pro 2º andar, depois me mandaram pro 1º, que até tinha um balcão da Royal mas estava vazio alem de provavelmente ser pra turista. E tudo o que eu andei estava carregando uma mala de 20kg e outra de 8kg. Minhas mãos ficaram até doloridas por muito tempo, se pá durante toda a quarentena.
Nesse meio tempo uma alma caridosa me passou o whatsapp da agente. Eu tinha o telefone dela mas acho que faltava um código de área, do país sei lá, então não tinha conseguido ligar.
Mandei mensagem pra ela, brigou comigo, a mulher “tem tudo no email, pq vc da ouvidos pros outros? Vai pro terceiro piso como está no email...” não exatamente assim até mesmo pq ela tava falando em inglês. Eu quase chorando de cansaço físico + emocional, la fui eu de volta pro 3º andar e procurar a referencia que era o checkin da american airlines.
Ufa finalmente achei a van, motorista suuuper simpático, e no final das contas tinha mais 2 perdidos e eu fui a primeira perdida a achar.
A outra perdida era a Taiane, fiquei com raiva dela e feliz ao mesmo tempo. Com raiva pq eu procurei tanto alguém pra viajar comigo e não encontrava, ela alem de brasileira, veio exatamente nos mesmos vôos que eu, mas nós viajamos sozinhas, só fomos nos encontrar na van. Feliz pq po, uma brasileira chegando junto comigo e pra trabalhar no mesmo cargo. O outro perdido era um indiano que parece que ele não gostou muito de mim pq eu tava agitada e fiquei tagarelando com a Taiane na van em português.
Finalmente chegamos ao titulo do post. Fomos “desovados” lá no hotel, tinha mais um monte de tripulante lá na recepção, a recepcionista pegou nossos passaportes pra fazer o check in e ficamos esperando nas poltronas por ali. Na hora de chamar pra pegar os passaportes e as keycards a mulher gritou algo como barios perera, fiquei na duvida mas achei que pudesse ser o meu Barros e fui perguntar e era eu mesma um passaporte com nome Barros e outro Pereira, da primeira vez eu achava que era tudo um sobrenome só kkkkk.
Ela explicou como funcionava o hotel e blz fomos pros quartos, nisso eu já tinha pegado o whats da Taiane, daí a gente foi jantar juntas. Eu achei que a gente teria que fazer quarentena de não poder sair do quarto de hotel, mas não. Tudo bem que nisso já era mais de 21h e não tinha ninguem no restaurante, mas enfim.
A janta era uma marmitinha, pasta pene com carne a bolonhesa, mais conhecido por mim como macarrão gravatinha com carne moída =D tava bem bom e eu já tava morrendo de fome. De sobremesa tinha um cookie meio esquisito, mas tava bom o suficiente.
Ainda tínhamos que descobrir que hora que iam nos buscar pra levar pro porto. Aí eu já tava acabando com minha bateria pq roaming come bateria que é uma blz, pedi pra Taiane ligar pra nossa agente, já que ela não tava mais respondendo whats. 8h estejam prontas esperando, blz fomos dormir.
O quarto, bem grande e confortável, 2 camas de casal só pra mim XD mas teve uma coisa que não gostei, as toalhas de banho tinham cabelo e pentelhos ou barba sei la.
Não dei uma de estrela, segui a política do cavalo dado não se olha os dentes, fui tomar meu banho, usei a toalha menos cabeluda e fui dormir.
Acordei mais cedo do que precisava pq tava mal do estomago (comidas diferentes, ansiedade etc.) Fui tomar meu café da manhã já era umas 7:30 nem tava com vontade de comer, eu nunca fui de comer de manhã, ainda mais não me sentindo bem. Mas o buffetzinho lá tava da hora. Bem café de americano mesmo varias comidas gordurozas e talz. Eu por milagre achei uma maçã solitária e pedi um chá. Não consegui terminar nenhum dos 2 mas blz foi o suficiente pra não cair dura.
O restaurante tava cheio, claro que tinha br tomando café pra ir pra Disney...
8h estávamos lá de malas prontas, o salão cheio de crew e as recepcionistas sem informação nenhuma. Esperamos e quase 9h chega a nossa agente. Pessoalmente ela é bem mais simpática, ela deve ser daquelas pessoas diurnas sabe...
E aí pronto entramos no busão e partiu porto.

Só pra ninguém ficar perdido, o aeroporto que me refiro é o MCO (Orlando International Airport) e o hotel é o Holiday Inn que fica bem perto do aeroporto.
obs: eu ainda não sei se travel package vai ser cobrado, pq lembra que a Infinity me devolveu? Eu ainda não consegui ir no financeiro ver o que eu recebi e o que foi descontado.

sábado, 12 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 8.1 – O Vôo

Hoje é dia 23 de março, mas eu vou editar as datas pra tras pq eu tenho um monte de texto pronto em atraso... vamos lá

Chegou o dia, meu pai resolveu me levar no aeroporto, ainda bem pq pelo que eu tinha visto o ultimo ônibus saía de Santos as 18:30 então eu chegaria no aeroporto entre 20:30 e 21h e o meu vôo foi dia 04 às 6:50, ou seja eu teria que ficar muito tempo no aeroporto.
Saímos de casa um pouco mais de 2h, chegamos no aeroporto antes das 4h, madrugada, sem transito né. Aí blz, nesse momento eu tenho que agradecer muito meus pais, eles ficaram o tempo todo comigo, me ajudaram a carregar as malas, enquanto um ficava nas filas o outro ia pedir informação...
Falando em fila, demorou bastante na fila pra despachar minha mala, fiquei com raiva do cara, não só pela demora, mas principalmente por ele ter feito merda com meus assentos. Explico, eu não consegui fazer checkin online, não sei se por ser vôo da delta e no br é operado pela latam ou que merda que deu, mas sem problemas pq eu tava sozinha então tanto faz. Ele perguntou onde que eu queria, janela ou corredor, e eu falei justamente, tanto faz, mas eu falei também só não quero ficar no meio. E não é que o fdp me colocou exatamente no meio! Os aviões tem formatos diferentes, mas ele devia ta vendo ali na tela dele né, o primeiro vôo que foi GRU – LIM eram 7 assentos, 2 em cada janela, 2 corredores e 3 no meio dos corredores. Eu fique exatamente no meio! A minha sorte é que as meninas que estavam do meu lado foram procurar lugares vazios pra se esticar e me deixaram sozinha com os 3 bancos pra mim =D só pode ser mão divina pq eu levantei muito pra ir no banheiro.
Mas voltando, despachei minha mala e ainda bem que chegamos cedo, pq quando eu despachei já era mais de 5h. Fui no banheiro, procurei a entrada do embarque e depois fomos procurar o que comer sem ter que gastar um rim, sem sucesso é claro, aeroporto né.
Meus pais comeram qualquer coisa ali rapidinho, eu não quis, e nem deu tempo de a gente relaxar pra se despedir, logo deu 5:50 e abriu o embarque, eu quis entrar logo pra dar tempo de se perder heuheuheu.
Abracei meus pais e entrei sem nem olhar pra trás que era pra não chorar.
Ainda bem que eu entrei cedo, pq depois que eu passei do raio x eu comecei a andar e não parei mais, eita que eu não lembrava que o aeroporto era tão grande. Nem deu tempo de sentar e fazer um book do nascer do sol. Eu fui no banheiro ali do lado do portão de embarque e já saí direto pra fila pra entrar no avião, eu era do grupo 5 já tavam chamando o 6!
Entrei no avião talvez umas 6:30, mas sei lá pq só decolamos quase uma hora depois. O vôo em si foi tranqüilo, sem muita turbulência ou eu que não percebi pq eu não tenho medo então pra mim é como se fosse o carro numa rua esburacada. Só não foi uma vôo mais tranqüilo pq eu tava mal.
Não conheci o Peru alem do aeroporto, mas já foi o suficiente pra eu saber que eu não sei nada de espanhol kkkkkkrying.
Algumas placas eu entendia melhor em espanhol do que inglês, de qualquer forma achei fácil meu portão de embarque, mas quando a mina foi verificar meus documentos só Jesus na causa. Tudo que ela pedia eu ia mostrando, mas tinha um tal formulário que eu não tinha preenchido online e eu não entendi o que ela queria. Aí uma alma caridosa que tava sentada perto de mim me falou em inglês o que a mina queria que eu preenchesse o form ali na hora já que eu não fiz online. Nossa que luta.
Foi um pouco mais de uma hora de espera entre sair de um vôo e entrar no outro, pra variar eu fui no banheiro e quando eu voltei já estavam chamando o grupo seguinte do meu. Mas sem crise, entrei no avião, meu assento era o 19A, janela, maravilha, aí chega a comissária pergunta qual que é meu lugar pra me orientar e opa, peraí já tem alguém no 19A! Ela foi buscar no sistema e eu lá no meio do corredor pensando, ah não o que aquele fdp do GRU fez dessa vez? Ufa meu assento era o 19F na outra janela. Já pensou se ele me coloca no meio de novo? Esse avião era outro formato, com 6 assentos 3 de cada lado com um único corredor no meio. Bem eu tinha a vantagem da janela, mas a desvantagem ter 2 pessoas pra eu incomodar se eu tivesse que ir no banheiro, mas tudo bem, esse vôo LIM – MCO apesar de ser mais longo foi mais tranqüilo. No começo aproveitei bem a janela pra fazer fotos e vídeos, depois ele tava tão alto que só tinha nuvem pra ver aí eu aproveitei pra dormir pq tava praticamente virada, comi uns lanchinhos e vi um pedaço de um filme. De novo se teve turbulência foi tranqüilo e foi isso.
Eu não tinha olhado no mapa, mas dava pra saber qndo eu entrei nos EUA pq era tudo muito retinho as ruas e estradas.
Infelizmente eu fiquei na janela oposta do por do sol, aí quando eu saí do avião já tava de noite então tem poucas imagens, mas o que tem acho que já postei nos destaques do instagram.
Aeroporto gigante, daí como eu saí de lá eu conto no próximo.

Agora vc já sabe, duvidas me manda msg de texto no whatsapp.


Curiosidade:
Coisas que tripulantes já embarcados me pediram pra levar pra eles (cheguei a trazer algumas coisas)

- alicate de cutícula
- chinelo havaianas
- farofa
- condicionador
- queratina pra cabelo
- tintas de cabelo
- Água oxigenada
- pó descolorante
- dorflex
- chip da vivo
- chip da claro
- mais remédios e pomadas

Se alguém quiser que eu faça um post falando sobre a mala manda msg ou deixa nos comentários.

sexta-feira, 11 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 8 – Vôo

Hoje é dia 23 de março, mas eu vou editar as datas pra tras pq eu tenho um monte de texto pronto em atraso... vamos lá

No dia 31/01/22 recebi um email da Infinity dizendo “A sua passagem aérea chegou...”
Eita poha chegou nada. Bem tinha as instruções de como achar a passagem no crew portal, mas fui lá e não tinha nada. Respondi o email dizendo que não tinha e tal, mandei print.
“Caso em 15 dias antes do seu embarque não aparecer me escrever” – Jerusa, sempre curta.
09/02/22 Veio um desses emails automáticos com um modelo de contrato, contato de emergência e eles pedindo pra eu enviar o vôo. Até alguns dias antes ainda tava vindo o email pedindo o pagamento do hotel, aí eu paguei e veio esse email. Respondi dizendo que ainda não tava aparecendo meu vôo e comecei a olhar quase todo dia.
Dia 14/02/22 a Infinity mandou o recibo do travel package.
Dia 15 avisei que ainda tava sem vôo, dia 16 disseram que já tinham cobrado a Cia. Dia 16 a noite ou já na madrugada do dia 17 chegou meu vôo!
Mudou minha data de embarque, ai meu deus minha ansiedade grita!
Foi adiada em 6 dias pqp.
Nessa altura eu já tinha contado pros meus pais, claro. O pessoal da capoeira também sabia, e esse adiamento comprova o motivo de eu fazer segredo sobre essas coisas. Eu acredito na influencia da energia das pessoas, não necessariamente é só inveja que faz as coisas acontecerem, outros tipos de energias sem maldade também alteram os acontecimentos. Ou vcs acham que é coincidência o fato de que eu ia embarcar no dia do aniversario da minha mãe e no dia da roda de capoeira de carnaval, e com o adiamento eu pude estar presente em ambas situações? Eu não acredito em coincidência.
Um detalhe muito importante é que a data do vôo, foi na mesma data de embarque, dia 3. No dia eu fiquei, mas ueh, eu paguei hotel e não vou ficar em hotel. Dia 17/02/22 primeira coisa que eu fiz de manhã foi mandar email pra Jerusa avisando que tinha upado o vôo no sistema da agencia e perguntando se a Cia ia me devolver o dinheiro do hotel que eu não usei. Como eu tinha visto as coisas de madrugada, eu vi pelo celular, aí a Infinity me mandou um monte de email no dia 18 pra eu confirmar se tinha mudado a data mesmo no ctrac e tal e daqueles emails pra upar as coisas no sistema deles, aí tava la de novo o vôo e a LoE. Até aí normal pq como mudou a data eu já sabia que ia ter que enviar esses docs atualizados. Alem deles tive que upar os exames médicos também.
Beleza! Aí dessa vez eu fui baixar as coisas no notebook, vc acredita que o vôo já tinha mudado? Mas era a mesma data...
No dia 18/02/22 um dos muitos emails que recebi teve um que me deixou feliz que foi pedindo minha chave pix pra devolverem o dinheiro do hotel. Esse segundo vôo que apareceu também era no mesmo dia do embarque, então nada de hotel! Dia 21/02/22 recebi o dinheiro de volta. Recebi também informações de embarque como contato de emergência, consulta no sherpa, agendamento de PCR gratuito...
Falando em PCR gratuito, no dia 22 mandei email para o Hugo que é o cara da Santorini que organiza essa parte, e ele me colocou em contato com a Priscila da Premedical que pelo que eu entendi é quem cuida disso em Santos. Ela agendou meus testes e blz. Super solicita me respondeu rápido, me ligou e tudo mais.
Dia 25, sexta feira de carnaval, aniversario de mamãe. Bem eu já estava me isolando pra não pegar covid e talz, mas eu fui ver minha mãe, claro! E aí conversando com meu pai sobre a viagem, ele me fez uma serie de perguntas aí eu resolvi dar aquela verificada básica, e pra minha surpresa e revolta minha data foi adiada mais uma vez pata que parel.
O vôo foi pra dia 4 e o embarque dia 5, até aí tudo bem, maaaaaas mudou meu navio T.T
Eu já tinha feito amizade (virtualmente) com o pessoal do Vision Of The Seas, navio pequeno com um vasto itinerário. No dia fiquei furiosa mas passou.
Já era final de tarde, então assim que eu absorvi a informação e comecei a raciocinar de volta, mandei email correndo pra Priscila e pra Jerusa pra avisar da mudança, uma pra remarcar os PCR, outra pra avisar também q eu não tava achando informação de hotel.
É claro que elas não responderam.
No dia seguinte, sábado 26 já estava aparecendo as informações de hotel, blz, mas como o PCR tava marcado pra segunda dia 28 eu fiquei preocupada com o agendamento, mandei mensagem no whatsapp do Hugo e dali um pouco a Priscila me mandou mensagem também no whats. Passei as informações pra ela, os documentos e tal e de repente ela parou de responder.
Passei o resto do dia procurando pessoas do Mariner Of The Seas pra confraternizar e saber um pouco mais do navio... No domingo 27 eu tava olhando meus emails e descobri que no dia 24 eu recebi um email de uma tal de Cassandra avisando da minha mudança de navio 🤦
Nesse dia Tb já tava num grupo de whats com baste brasileiros do Mariner.
Na segunda feira de manhã a Priscila da premedical avisou que deixou sem visualizar minha msg que era pra ela pegar a primeira coisa pra fazer, bem ela resolveu tudo remarcou meus PCR e blz.
Nos dias 1 e 2 de março terminei de reenviar meus docs pra infinity e nas ultimas comunicações estive em contato com a Ana Luisa (ainda bem, Jerusa entenda como quiser).
Dali em diante recebi emails da Royal todos os dias, lembretes de docs pra levar, cardápio da quarentena etc.
Obs.: não paguei o hotel novamente, não sei se vão me cobrar isso no primeiro pagamento.
Obs. 2: me foi emitida uma guia pela premedical e eu fiz o PCR RT e o antígeno gratuitamente no Cellula Mater de Santos. O RT peguei o resultado na internet pra mandar no ctrac, depois quando fui fazer o antígeno aproveitei pra pegar o resultado impresso do RT. Como o antígeno é o de 24h não voltei lá pra buscar então peguei pela internet e imprimi em casa mesmo.

Dúvidas, já nem vou falar mais pra comentar e sim me mandar msg de texto no whatsapp.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 7 – fazendo exames médicos

Dia 11/01/21 voltei na minha medica, tava tudo certo, sem anemia nem nada, porem por via das duvidas eu me enchi de bife de fígado, suco de laranja com beterraba e outros alimentos que ajudam na anemia.

No dia 17 fui fazer os exames na Premedical. Fica até estranho escrever essa frase no singular pq na verdade, quem fez os exames em Santos, sabe que são 3 lugares diferentes.

Além de eu já ser ligeira com esse negocio de exame de sangue, os emails que a Premedical manda já informa que quem vai fazer esse tipo de exame, o primeiro lugar que tem que ir é no laboratório parceiro deles que faz a coleta. Então assim eu o fiz. Fico triste de a galera não se ligar nisso e ir fazer os outros exames primeiro, acaba ficando muito mais de 12h de jejum e além do estresse que passa de fome, pode dar alteração nos exames. (Foi só um desabafo)

Cheguei no Bio Lab (o laboratório parceiro) as 7:25, antes mesmo de abrir as 7:30, ou seja fui a primeira. A recepcionista pegou as guias, meu documento e talz, e perguntou se eu tinha levado a coleta de urina e fezes. Não levei pq tava menstruada. Ah mas pq não remarcou? Pq já era a data limite lembra? Além disso, quem disse que a Premedical atendeu o telefone quando eu queria perguntar sobre isso? Hauhauhau polemica!

Assinei um documento lá dizendo que tava devendo esses exames e vida que segue.

A moça que coletou meu sangue foi um amorzinho. Única critica do Bio Lab é que não tinha nem uma bolachinha água e sal.

Partiu outro parceiro da Premedical que eu esqueci o nome, 7:45 já tinha saído do laboratório após fazer o exame de sangue. Fui a pé, parecia mais perto no mapa, mas também tava calor bagarai! Parei numa padaria comprar um suco de laranja pra cortar o jejum e matar a sede.

Não vi que hora cheguei, mas deve ter sido no máximo uma 8:30 por causa da pausa na padoca. Lá era desses lugares que faz exames admissionais pra diversas empresas sabe, então não tinha só tripulante lá, daí demorou um pouco, mas nada inaceitável, só não foi tão rápido quanto no laboratório. Aí fiz vários exames e e tal, fui mudando de uma sala pra outra e tudo mais, cheguei no ultimo medico. O medico: “eu ti conheço”. Gente que vergonha, eu não reconheci ele no dia, até msm pq eu não conheço ninguém de mascara, mas o medico era colega de capoeira kkkkk. E durante a consulta ele foi, no meio das perguntas medicas, perguntando onde eu trabalhava e etc pra descobrir de onde me conhecia pq ele também não tinha certeza, até então a gente só tinha se visto uma vez acho. Ai gente enfim passou (abraço Diego 😃)

Por ultimo teve o exame de raio X, que eu não sabia que tinha que ir num 3º lugar pq a Premedical não avisou por email e a guia medica era junto das que eu entreguei nesse 2º lugar, mas lá mesmo me deram a guia do ultimo lugar. Fiquei puta pq o raio x foi feito na Mult Imagem, que fica onde? Quase do lado do Bio Lab! Mesmo que eu soubesse antes, eu ia ter que ir no 2º lugar primeiro pra pegar a guia do raio x 🤦 conclusão, voltei aquilo tudo a pé de baixo de sol, lembrando que devia ser umas 10h já, mas tudo bem.

Mult imagem eu não sei se é só de Santos mas enfim, é uma clica conhecida que atende muita gente. Tava lotadíssimo! O exame mais simples foi o que mais demorou (pra chegar minha vez, não o exame em si). Eu fui sair de lá já era quase meio dia.

Conclusão: gastei uma manhã inteira fazendo exames, mas foi tranquilo, fui bem atendida em todos os lugares.

No dia 18 recebi a confirmação de comparecimento e eles me pediram os comprovantes de vacina, na época eu não tinha tomado a de influenza, pq eu nunca tive o costume de tomar vacina da gripe e a campanha já tinha acabado antes mesmo de eu fazer entrevista com a Infinity, ou seja, não tinha mais disponível na rede publica, fui atrás de comprar e não achava em lugar nenhum. Mais uma vez a Lya me salvou, me passou o app do Beep Saude onde eu consegui comprar a vacina. Foi cara, R$120,00, mas o atendimento foi top e foi domiciliar, me senti uma senhorinha tomando vacina em casa.

Eu já tinha mandado email pra Premedical e pra Infinity avisando que não tinha conseguido tomar a vacina e pedindo indicação de onde eu conseguiria e tal e nada de me responderem.

A Premedical me respondeu primeiro, disse pra eu ver com a agencia se eu poderia tomar a vacina a bordo, pq a Lya disse que achava que podia. Aí eu mandei email pra Infinity de novo, dessa vez com esse email da Premedical anexado, aí a Infinity ficou de verificar. Enquanto isso os emails automáticos da Premedical me cobrando o comprovante da vacina. Quando finalmente a Infinity me respondeu dizendo que eu poderia tomar a vacina a bordo, eu já tinha comprado. Até pensei em cancelar pq não tinha aplicado ainda, mas também tava tendo surto de gripe e eu pensei quer saber, foda-se, vou tomar mesmo.

Dia 21/01/22 aniversario de papai. Chegou um email da Premedical dizendo que tinha dado alteração no numero de plaquetas. No mesmo dia eu voltei no Bio Lab pra levar urina e fezes, chegando lá descobri que ia ter que fazer xixi na frente da moça pro toxicológico. Tudo bem, mas eu não tava com vontade, bebi água e fui pro banheiro ficar batendo papo com a moça de calças arreadas até sair alguma coisa. Fiz bem pouquinho, deu nem um dedo mindinho no pote, mas a mulher disse que era o suficiente então ta bom. 

Aproveitei pra perguntar pra ela sobre a minha alteração, ela disse que não tinha muito o que fazer pra aumentar o numero de plaquetas, mas que eu podia tentar comer certas coisas durante uma semana. Os alimentos que ela falou eram basicamente os mesmos do combate a anemia. La vai eu me entupir de bife de fígado!

Chegando em casa falei pro meu marido e talz, ele prontamente deu um Google e descobriu que é normal o numero de plaquetas baixar durante a menstruação (lembra que dia 17 eu tava nos dias?). Fiquei despreocupada, mas msm assim mantive a “dieta” durante uma semana.

Marquei a repetição do hemograma pra dia 28/01/22. Agora algumas observações importantes sobre repetição de exames:

Quando da alguma alteração a Premedical da o direito de vc repetir os exames onde vc quiser, pra quem mora em outra cidade isso é ótimo, pra quem tem plano de saúde também pq essas repetições são pagas também. Eu decidi repetir no Bio Lab mesmo pq além de ter gostado muito do atendimento deles, o influencer Daniel Dornas tem uma parceria com a Premedical que da a seus seguidores a gratuidade na repetição de 1 exame, leia bem apenas um exame. Pelo menos foi isso o que eu consegui. E mesmo que não tivesse dado certo, pagar 20 reais não é nada pra quem já gastou 980 com eles mais 120 de vacina. Atenção, cada exame tem valores diferentes.

Nesse meio tempo tomei minha vacina, toma aqui um desconto pra vc que quer tomar vacina em casa:

Beep Saúde

Com meu código INV2000108 você ganha R$50 na primeira compra.

Baixe o app: https://bit.ly/convitebeepsaude


25/01/22 “We have not heard from you” aiii de novo. Royal pedindo pra eu enviar formulário dizendo se já tomei vacina sendo que já tava 2 doses no ctrac. Além de responder o formulário coloquei a 3ª dose no ctrac também. (Peguei o certificado em inglês no app Conecte-SUS. Se vc estiver tendo algum problema pra obter o certificado, atualiza seu app, na maioria das vezes resolve)


28/01/22 repeti o hemograma e foi bem tranquilo como da primeira vez. Novamente fui a primeira a chegar e não demorei nem 15min lá dentro.

No mesmo dia recebi um email falando sobre alteração, questionei e ufa era um automático, eles não tinham nem recebido meu exame do Bio Lab ainda.

01/02/22 Premedical avisou que tava tudo certo e tal, etapa final...

04/02/22 “A sua documentação medica foi aprovada pelo departamento medico da companhia ROYAL...” ufa!

Aí baixei meu certificado, meus exames, recibo e dizia no email pra ligar no telefone tal pra agendar a retirada dos originais. Liguei, aí me disseram que eu tinha que mandar email pra agendar 😵. Mandei o email, disseram q não precisava levar o original a bordo, eita poha, mas que se mesmo assim eu quisesse eu podia solicitar. Solicitei ué.
Passou alguns dias e nada, liguei de novo, "ah vou passar pro setor responsável e eles entram em contato pra fazer esse agendamento"
Nada!
Mandei email de novo, dessa vezes pra vários setores da Premedical, SÓ NO DIA 15/02/22 é que eu consegui uma resposta, pelo menos no mesmo dia já disseram que iam deixar meus exames pra eu retirar "...depois das 18 no endereço da nossa portaria conveniada 24 horas..."
Fui buscar, sem problemas, o endereço é bem perto de onde eu praticava capoeira, fui pra aula logo em seguida inclusive, mas eu fiquei revoltada com a cara de pau!
Se eu tivesse imprimido (ou impresso sei la) dava no mesmo.
Eles falam de exames originais, mas apenas alguns dos papeis eram originais, a maioria era impresso. Eu achando que ia pegar a chapa do meu raio X, não! Era escaneado e impresso...


Esse texto foi escrito antes de embarcar e programado para ser publicado depois, como eu não sei qual a situação da internet a bordo, caso eu não atualize com a conclusão desse post, vcs já sabem o motivo.
Como eu ainda não estou a bordo eu não sei se deu certo essas copias de exames que a Premedical chama de originais.

quarta-feira, 9 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 6 – pagando exames médicos e pacote de viagem

Eu acabei falando sobre o visto já, mas só pra seguir a linha de raciocínio, no dia 17/12/21 também, a Infinity pediu vários outros documentos e deu instruções de como coloca-los no ctrac. Pra atrapalhar minha vida, nessa fase alguns emails foram parar na caixa de spam sendo que isso nunca tinha acontecido e eram os mesmos endereços de emails de sempre, talvez o Yahoo tenha pensado “pô ta vindo muito email do mesmo endereço no msm dia, que que isso? Pode não!” kkkkkk (rindo de nervoso)

Deve ter sido nesse momento que o pessoal da Infinity ficou sem paciência comigo e começaram a responder mais “curtos” pq eu enviei tanto email perguntando onde tava instrução disso e daquilo que num tinha chegado e no final das contas tava na caixa de spam.

20/12/21 “We have not heard from you” que isso Royal não me mata do coração. Esse foi um email que eu recebi pra preencher um formulário sobre a vacina do covid.

Nesse dia também eu recebi da Infinity as instruções pra fazer os exames médicos. Sim caro novato, nós só podemos embarcar se estivermos muito bem de saúde então fazemos uma bateria de exames. O pior não é nem a preocupação em saber se está tudo em ordem, e sim pagar por esse exames pois não podemos fazer pelo serviço publico de saúde e nem por convenio medico. Nós só podemos fazer por clinicas credenciadas pelas cias e a Royal não reembolsa esse valor (pelo menos não no pro meu cargo).

A Infinity fez um pré agendamento com a Premedical para o dia 10/01/22, mas eu tava me tratando de uma anemia e eu só saberia se ainda estava com anemia no dia 11/01/22 que era meu retorno na minha medica. Expliquei essa situação e aí pediram pra eu marcar pra no máximo o dia 17/01/22, seria a data limite.

R$980,00 foi o que eu paguei nos exames. Eu escolhi a Premedical mesmo pq além de ser mais barata (por incrível que pareça) eu sou uma pessoa de fé.
Pq de fé?
Pq na época tava uma polemica com a Premedical, que eles não atendiam telefone, nem respondiam email, que o atendimento (quando tinha) era ruim, que eles demoravam muito pra mandar os resultados dos exames e tinha gente perdendo data de embarque pq não entregou os exames a tempo... vixi!

Dia 21/12/21 chegou um email da Infinity que começou assim: 

“Vamos conversar sobre o TRAVEL PACKAGE.

Como você já sabe, O Grupo Royal oferece um pacote que consiste em uma diária em hotel com direito a uma refeição e um transfer do aeroporto para o hotel e deste para o porto. 

O pagamento deve ser feito até 10 dias ANTES do seu embarque...”

Ai gente, em dezembro eu paguei o visto e os exames, vc acha mesmo que eu tinha condição de pagar mais alguma coisa? É claro que eu não paguei naquele momento, falei que ia pagar em janeiro e não paguei, paguei isso só no começo de fevereiro. O pior é que eu tava fazendo as contas das datas de acordo com a fatura do cartão de credito, mas isso tinha que pagar por transferência bancaria 🤦

Deu-se outra polemica no grupo do whats pq “onde já se viu, as agencias dizem que não cobram nada da gente, mas temos que pagar o hotel pra elas e etc...” Gente é assim mesmo no caso da Royal, as agencias fazem o repasse desse dinheiro pra cia. No final das contas minha data foi adiada e eu não fiquei no hotel, perguntei pra Jerusa se a cia ia me reembolsar daí ela respondeu o email perguntando meu pix pra devolver o dinheiro, isso já no dia 18/02/22.

Mesmo informando a Infinity que eu não iria pagar naquele momento, ficou vindo aqueles emails automáticos toda semana me cobrando, aí foi a minha vez de ficar chateada, mas não falei nada.

Vale lembrar que o grupo do whats ao mesmo tempo que me ajudou muito, também colocou muitas paranoias e inseguranças na minha cabeça.

Aí tinha também o grupo dos Jovens Tripulantes, e nele a Lya Tavares da equipe da Deck4. Eu enchi muito o saco dela, um anjinho na minha vida, aí eu lembrei dela agora pq essa polemica de pagar o travel package pra agencia, ela foi atrás da informação e confirmou que é isso mesmo, que a gente não tava sendo roubado nem nada. 🤗💝

Pra não ficar muito grande vou falar mais sobre os exames no próximo post.

terça-feira, 8 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 5 – recebendo a Letter of Employment e tirando o visto americano

Recebi acesso ao crew portal da Royal no dia 15/12/21 sinal que o processo tinha voltado a andar e eu fiquei bem de boa. Deve ter sido nesse mesmo dia ou no dia seguinte, que começou um vuco vuco no grupo do whats. Vários restaurant attendant recebendo letter of employment, que a gente chama de LoE e nada mais é do que a carta de emprego que a cia manda constando a data de embarque e o navio o qual vc foi designado.

Eu tava esperando receber a LoE por email, além disso eu nem tinha pegado meu certificado do STCW ainda, mas tava todo mundo falando lá no grupo aí eu resolvi verificar, e num é que tava a LoE lá no crew portal!

Gente, deu um mini enfarto! Principalmente pq a data 25/02 é niver da minha mãe, e vcs lembram né, eu tava mantendo segredo.

Na mesma semana me ligaram da Shelter avisando pra ir buscar os certificados. Mantive a calma e nem fui buscar no mesmo dia huahauhau.

Mew eu já tava com a LoE! Pra que correr?

Avisei a Infinity que tava com a LoE, a famosa Jerusa disse que ia verificar se era verdadeira ou se era uma pré LoE pra adiantar de tirar o visto, upei meus certificados de STCW no ctrac e tal tudo na paz.

Dia 17/12/21 a Infinity confirmou a LoE e mandou as instruções pra tirar o visto C1D.

Vamos lembrar alguns pontos importantes: quando eu passei na entrevista lá em agosto, não se tinha nem previsão de ter temporada de cruzeiros no Brasil, então me mandaram pra uma cia americana que já estava a todo vapor, ou seja, eu não embarcaria do lado de casa no porto de Santos, e sim nos EUA. Pra entrar nos EUA precisa de visto, e existem vários tipos deles, o C1D é o de transito + tripulante, o que significa que eu só posso ficar alguns dias nos EUA pra poder chegar e sair do navio, não posso passear.

A Infinity pediu 3 dias pra poder enviar documentação, então eu poderia agendar de tirar o visto a partir do dia 20. Avisaram também que poderia não ter data, mas que se fosse o caso eu agendaria para qualquer dia e depois solicitaria o emergencial. Mesmo assim, naquela época eu tava na paz (até demais) e eu pensei, falta + de 2 meses ainda, o visto é uma coisa que sai rápido, vou gastar dinheiro agora não, ainda mais que estamos perto das festas eu já vou ter gastos esse ano.

Aí o bendito grupo do whats, que muitas vezes me ajudou, dessa vez, tirou a minha paz. Começou um papo sobre a alta do dólar e o valor do visto ser em dólar (apesar de pagar em Real), então antes que subisse o preço do visto eu resolvi pagar logo. R$928,00

Pra poder agendar de ir no consulado vc tem que preencher um formulário, um tal de DS-160. Eu resolvi fazer isso na madrugada do dia 17 pro dia 18, um momento que não tinha ninguém online pra me ajudar, e eu precisei de ajuda pq as instruções da Infinity foram bem básicas dessa vez, praticamente só mandaram o link.

O formulário é online e em varias paginas, a cada etapa vc tem que ir salvando e toda hora o site cai, então vc tem que copiar um código que aparece no começo, pra vc continuar de onde parou nessas milhões de vezes que cai ao invés de fazer tudo de novo. Então salve, pagina por pagina.
“O ministério da saúde adverte, não preencha esse troço se estiver estressado (a)”.

Acho que levei umas 3h pra terminar, com fé de que se eu tivesse preenchido algo errado não daria problema.

Na parte do agendamento tinha bastante data disponível, eu poderia ter marcado na semana entre natal e ano novo, mas lembra que eu tava na paz? Eu fiz a estupidez de marcar pro dia 03/01/22, já explico pq estupidez, mas antes deixa eu explicar pq eu escolhi essa data: minha casa é em Santos, o consulado é em São Paulo. O CASV de São Paulo fica em um endereço e o consulado em outro. Verifiquei varias datas em que eu pudesse ir nos 2 lugares no mesmo dia, mas em nenhuma os horários batiam pra dar tempo, então procurei a data que tinha o horário mais tarde para ir no CASV e que no dia seguinte o horário pra ir no consulado fosse de manhã mas também não muito cedo, para que eu pudesse passar uma noite só no hostel (sairia mais barato do que viajar 2x). Calhou que essas datas seriam 3 e 4 de janeiro as 14:45 e as 10:20 respectivamente. A estupidez, ou inocência foi no fato de que eu não me liguei que dia 3 foi a primeira segunda feira do ano então tinha muita gente voltando pra casa (São Paulo e região) das férias ou feriado que passou no litoral. É claro que tinha transito, é claro que a viagem de 1h se transformaria em mais de 2h, é claro que me atrasei!

Minha sorte é que através do grupo do whats eu conheci o Edson, e eu sabia que ele estaria no CASV, de dentro do ônibus, subindo a serra, mandei mensagem e pedi pra ele perguntar lá o que eu tinha que fazer, daí ele me passou a informação de que bastaria eu chegar lá até as 15:30.

Eu cheguei no terminal do Jabaquara se não me engano as 14:46, ou seja, mesmo que eu teletransportasse eu já tava atrasada, corri pro metrô, chegou assim que eu pisei na plataforma, sorte, desci do metrô tava chovendo, azar, fiz o pedaço do caminho a pé de baixo de chuva mesmo, cheguei no CASV 15:15 ufa, sorte.

Lá no CASV o tempo de fila secou minha roupa, fora isso foi rápido, só mostrei os papeis lá, o passaporte, cadastrei as digitais, tirei foto (ainda bem que tinha muito creme no meu cabelo que a chuva não levantou frizz) e foi isso.

Fui pro hostel, fiquei no Visa Hostel (não acreditem nos preços que aparece na internet, falem direto com eles que sai barato).

No dia seguinte acordei passando mal (não vou entrar em detalhes sobre essa parte) e mais uma vez pedi ajuda pro Edson (aproveitando aqui pra agradecer novamente). Pedi pra ele me acompanhar até o consulado já que o horário dele era o mesmo que o meu, deixamos nossas coisas no hostel pra não pagar guarda volumes, pois não pode entrar no consulado com celular nem uma serie de outras coisas, e beleza.

No consulado fila e mais fila, e mais fila, e mais fila... e eu passando mal. Eu achei que a entrevista seria tipo entrevista de emprego sabe, mas não, é em pé num guichê. Minha entrevista foi em português, a mulher nem perguntou nada sobre idiomas e passou mais tempo digitando do que perguntando coisas. Eu só me lembro dela ter perguntado pra que eu tava tirando o visto né obvio, e se eu já tinha saído do país. De novo desculpem minha memória e eu não ter escrito antes pra não esquecer. O tempo todo eu tava passando mal então nem perguntei nada de visto de turista, eu só queria sair de lá logo.

Visto aprovado tchau! Tchau nada, eu passando mal não consegui descer a serra, tive que pedir pra minha irmã me buscar de carro e acabei ficando na casa dela em Cotia mesmo, e assim mais uma pessoa acabou sabendo que eu ia embarcar. (3 pessoas no caso né, minha irmã, meu cunhado e minha sobrinha mais velha, a mais nova nem entende nada ainda)

Ah meu visto chegou em casa no dia 7, ou seja, 3 dias depois da entrevista.


Vou deixar aqui uma coisa que eu peguei no grupo do whats que vai ser útil pra alguém. E é claro que isso só apareceu depois que eu já tinha feito o meu, ainda bem que deu TUDO CERTO. O post acaba aqui, se não tiver tirando visto pode passar pro próximo. 😆


[Preenchimento do DS-160 para VISTO C1/D]


Ahoy, marujos! ⚓️


Percebi que muitas pessoas tem tido dúvidas de como preencher o DS-160 corretamente pra emissão do VISTO C1/D para tripulantes de navio de cruzeiros, então resolvi fazer esse post com o passo a passo mais completo possível pra ajudar a quem venha precisar. 🥳


Preencher o DS-160 é o primeiro passo pra emitir o VISTO AMERICANO, para isso deve-se acessar o link: https://ceac.state.gov/genniv/


Na parte direita do site tem uma barra de seleção em baixo de “Get Started” que diz: “select a location where you will be applying for this visa”, neste campo você vai procurar “Brazil - …” e a cidade que deseja realizar sua entrega de documentos (CASV) e entrevista (Consulado). Eu neste campo coloquei “Brazil - Rio de Janeiro”. Logo abaixo vai digitar o código que aparece na imagem e clicar em “start an application” (se você já começou e está reentrando no seu formulário vai clicar no botão debaixo “retrieve an application”, e para isso você irá precisar do número de confirmação que é gerado no primeiro acesso, as 5 primeiras letras do seu sobrenome, seu ano de nascimento e responder uma pergunta de segurança que você escolheu). 


-> Preenchendo o formulário: LEMBRE SEMPRE DE SALVAR TODA PÁGINA QUE TERMINAR DE PREENCHER PARA NÃO PERDER OS DADOS JÁ PREENCHIDOS, é comum as páginas atualizarem várias vezes ao longo do processo, e salvando você volta de onde parou:


[PERSONAL, ADDRESS, PHONE, AND PASSPORT/TRAVEL DOCUMENT INFORMATION]


•Name: (seu nome completo sem abreviações como está no passaporte).

•Full Name in Native Language: DOES NOT APPLY

•Other names used: (este campo você só irá coloca YES se seu nome atual não é o mesmo da certidão de nascimento, no meu caso, tenho nome de casada atualmente então nesse campo coloquei YES e abriu uma barra que preenchi com o nome de solteira. Se seu nome for o mesmo desde sempre coloque NO ou DOES NOT APPLY).

•Telecode name used: NO (este campo é para nacionalidades em que o alfabeto é diferente).

•SEX: Male (homem) ou Female (mulher).

•Marrital status: (seu estado civil, no meu caso, casada, então MARRIED, se for solteiro, SINGLE, se for divorciado, DIVORCED…).

•Date of birth: (sua data de nascimento)

•Place of birth: (cidade em que nasceu, estado e país). 

•Country/Region of Origin (Nationality): BRAZIL (sua nacionalidade). 


•Do you hold or have held any nationality other than the one indicated above on nationality?: (se você tem alguma outra nacionalidade além da Brasileira. Se não tiver, NO). 


•Are you a permanent resident of a country/region other than your country/region of origin (nationality) above?: (se você tem residencia permantente em algum outro país sem ser o Brasil, se não, NO). 


•National Identification Number: (seu CPF)

•U.S Social Security Number: DOES NOT

APPLY

•U.S Taxpayer ID Number: DOES NOT APPLY


•Home address: (seu endereço de residência) 

•City: (cidade)

•State/Province: (estado)

•Postal zone/Zip code: (CEP)

•Country/Region: BRAZIL


•Same mailing address?: -> é seu endereço de entrega?: YES (se você recebe correio nesse endereço {não necessariamente que você vá receber o visto por correio, eu coloquei YES e retirei no CASV}).


•Primary phone number: (seu numero de celular principal com DDI e DDD {ex.: 5521, sendo 55 DDI do Brasil e 21 DDD do Rio}).

•Secondary phone number: se você tiver fixo ou algum outro número coloque, se não DOES NOT APPLY.

•Work phone number: (se você tiver número comercial coloque, se não: DOES NOT APPLY).

•Do you have any additional phone number?: (se tiver mais telefones YES, se não, NO).


•Email address: (seu email)

•Do you have any additional email address?: (se você tiver um email secundário, YES) - Additional Email (1): (seu email secundário).


•Passport/Travel Document Type: Regular

•Passport/Travel Document number: (número do seu passaporte)

•Passport book number: DOES NOT APPLY

•Country/Authority that issued Passaport/Travel Document: BRAZIL

•City where issued: (cidade em que foi feito o passaporte {no meu caso, Rio de Janeiro}).

•State/Province where issued: (estado em que foi feio o passaporte {no meu caso, Rio de Janeiro}).

•Issuance date: (data de expedição do passaporte {encontra-se na parte inferior esquerda na pg. da foto do passaporte}).

•Expirarion date: (data de validade do passaporte {encontra-se na parte inferior esquerda na pg. da foto do passaporte}).

•Have you ever lost a passport or had one stolen: (se você nunca perdeu seu passaporte ou teve ele roubado, NO).


[TRAVEL INFORMATION]


•Purpose of Trip to the U.S (1): Alien in transit (C)

•Specify: CREWMEMBER IN TRANSIT (C1/D)

•Have you made specific travel plans?: NO

•Intended date of Arrival: (data de embarque como na LOE ou informado pela agência).

•Intended Length of Stay in U.S: 1 year(s) 

•Address where you will stay in the U.S: (endereço em que você “irá ficar” nos EUA {é provável que sua agência te mande essa informação}, provavelmente é o endereço do escritório da sua cia ou de uma entidade responsável).

•Person/Entity Paying for your trip: Company/Organization

•Company/Organization paying for your trip: (nome da sua cia {ex. Virgin Voyages, Royal Caribbean, Princess, Disney…}).

•Telephone number: (telefone da sua cia ou entidade responsável. No caso, a agência nos passou junto do endereço). 

•Relationship to you: Employer Cruise Company 

•Address of company/Organization Paying: (mesmo endereço que “vai ficar” nos EUA).

•Country/Region: UNITED STATES OF AMERICA


•Are there other persons traveling with you?: NO

•Have you ever been in the U.S?: (se nunca esteve, NO). 

•Have you ever been issued a U.S Visa?: (se nunca teve um visto americano, NO). 

•Have you ever been refused a U.S Visa, or been refused admission to the United States, or withdrawn your application for admission at the port of entry?: -> se você já teve visto negado, negada entrada nos EUA ou se já pediu autorização de entrada portuária nos EUA, se não NO). 

•Has anyone ever filed an immigration petition on your behalf with the United States Citizenship and Immigration Sevices: -> se alguma pessoa/entidade já emitiu algum pedido de imigração/cidadania americana em seu nome: (se não, NO). 


[U.S. CONTACT INFORMATION]


•Contact Person name in the U.S.: DO NOT KNOW (se tem o contato de alguma pessoa responsável pelos crew da sua cia YES, e coloque os dados). 

•Organization name in the U.S.: (nome da sua companhia {ex. Virgin Voyages, Royal Caribbean, Princess, Disney…}).

•Relationship to you: Employer 

•U.S. Contact address: (endereço que sua agência passar da cia/responsável, no nosso caso, o mesmo de onde “vamos ficar”). 

•Phone number: (telefone que sua agência passar da cia/responsável, no nosso caso, o mesmo de onde “vamos ficar”).

•Email address: (email que sua agência passar da cia/responsável, no nosso caso, não tinha): DOES NOT APPLY 


[FAMILY INFORMATION]


•Father’s Surnames: (sobrenomes do seu pai {como no seu passaporte}).

•Father’s given names: (primeiro nome do seu pai {como no seu passaporte}).

•Father’s date of birth: (data se nascimento do seu pai).

•Is your father in the U.S?: -> seu pai está nos EUA, se não: NO 


•Mother’s Surnames: (sobrenomes da sua mãe {como no seu passaporte}).

•Mother’s given names: (primeiro nome da sua mãe {como no seu passaporte}). 

•Mother’s date of birth: (data de nascimento da sua mãe).

•Is your mother in the U.S?: -> sua mãe está nos EUA, se não: NO


•Do you have any immediate relatives, not including parents in the U.S?: ->você tem parentes sem ser seus pais nos EUA, se não tiver irmãos ou avós nos EUA: NO 


•Do you have any other relatives in the U.S.?: -> se tem algum outro parente nos EUA, no caso, eu tenho parentes distantes que residem nos EUA, primos do meu pai, então coloquei YES, se não tiver, NO.


•Spouse’s Full name: (nome completo do seu esposo/esposa {acredito que só apareça pra quem colocou MARRIED no Marrital Status}). 

•Spouse’s Date of birth: (data de nascimento do esposo/esposa).

•Spouse’s Country/Region of Origin (Nationality): (nacionalidade do seu esposo/esposa).

•Spouse’s City of birth: (cidade de nascimento do esposo/esposa).

•Spouse’s Country/Region of birth: (país de nascimento do esposo/esposa). 

•Spouse’s address: (endereço do esposo/esposa) -> se moram juntos: SAME HOME ADDRESS


[WORK/EDUCATION/TRAINING INFORMATION]


•Primary Ocupation: OTHER

•Specify other: (se estiver empregado atualmente, preencha com dados do atual emprego, se estiver desempregado descreva o cargo que você irá embarcar, meu caso: Help Desk Associate).


P.s.: em algum momento, nessa parte, vai perguntar quando você começou nesse emprego, coloque a data em que você recebeu a aprovação da cia.


•Present Employer or School name: (nome da companhia que você irá embarcar).

•Address: (mesmo endereço informado todas as outras vezes {endereço que a agencia te passar da sua cia/responsável}).

•City: (cidade)

•State/Province: (estado)

•Postal zone/Zip code: (zip code do endereço da cia/responsável).

•Country/Region: UNITED STATES OF AMERICA

•Work phone number: (número de telefone que a agencia te passou da cia/responsável).


•Montly Salary in local Currency (if employed): (salário que você irá receber a bordo mensalmente em dólares). 


•Briefly describe your duties: (descreva brevemente, em inglês, sua função a bordo, no meu caso Help Desk Associate coloquei: Receptionist duties). 


•Where you previously employed?: -> teve trabalhos anteriores? Se sim, YES. 

•Employer name(1): (nome da empresa, no meu caso, coloquei minha última cia: MSC CRUISES).

•Employer address: (endereço da última empresa {procurei no google o endereço do escritório da MSC}). 

•Telephone number: (telefone da sua última empresa {procurei no google o telefone do escritório da MSC}).

•Job title: (seu último cargo, no meu caso: CRUISE STAFF). 

•Supervisor’s surname: (sobrenome do seu último chefe, no meu caso, coloquei o sobrenome do Cruise Activities Manager).

•Supervisor’s name: (nome do seu último chefe, no meu caso, coloquei o nome do Cruise Activities Manager). 

•Employment date from: (data em que começou no último emprego, no meu caso, coloquei a data de embarque). 

•Employment date to: (data em que saiu do seu último emprego, no meu caso, coloquei a data de desembarque). 

•Briefly describe your duties: (descreva brevemente, em inglês, seu último emprego, no meu caso coloquei: Responsible for entertain the guests, host activities in the microphone, dance, host karaokes, quizzes, among other entertainment Activities). 


•Employer name(2): -> se você teve outro emprego antes do último, coloque o nome da empresa aqui, no meu caso, coloquei MSC CRUISES de novo, mesmo endereço e dados, e preenchi com dados do meu cargo anterior, BELL BOY.


•Have you attended any educational institutions at a secondary level or above?: -> você tem ensinou médio ou faculdade?, se sim: YES

•Name of institution: (nome da sua escola ou faculdade. No meu caso, eu tenho ensino superior incompleto então preenchi dados da minha última escola do ensino médio primeiro, e depois da faculdade. Eu estudei em 3 escolas diferentes no ensino médio, uma em cada ano, então preenchi dados de 4 instituições de ensino, na respectiva ordem: (1) terceiro ano do ensino médio, (2) faculdade, (3) escola que estudei no primeiro ano do ensino médio e (4) escola que estudei no segundo ano do ensino médio, e mesmo fora de ordem não deu problema nenhum. Quanto as datas de começo e fim do ano letivo (Date of attendance) eu chutei porque não lembrava, chutei os começos de aula em fevereiro e final em novembro). 


•Do you belong to a clan or tribe?: -> Você faz parte de algum clan ou tribo? Se não: NO.


•Provide a list of languages you speak: (preencha com os idiomas que você fala. Eu coloquei na seguinte ordem: Portuguese, English, Spanish, Italian e French. Sendo o primeiro a língua mãe e o último o que falo mais básico). 


•Do you traveled to any countries/regions within the last five years?: -> Você viajou pra algum país nos últimos 5 anos?: (no meu caso a lista ficou com 24 países, pois nos meus últimos contratos tiveram muitos países, então fui olhando de um em um na lista pra não esquecer nenhum). 


•Have you belonged to, contribued to, or worked for any professional, social or charitable Organization?: -> Você já trabalhou em alguma ONG? Se não, NO.


•Do you have any specialized skills or training, such as firearms, explosive, nuclear, biological, or chemical experience?: NO


•Have you ever served in the military?: -> você já serviu no exército? Se não, NO.


•Have you ever served in, been a member of, or been involved with a paramilitary unit, vigilante unit, rebel group, guerrila group, or insurgent Organization?: NO


[SECURITY AND BACKGROUND INFORMATION]


->Todas as perguntas dessa sessão devem ser respondidas com: NO


[CREW VISA INFORMATION]


•Specific job title aboard aircraft or vessel: (cargo que irá embarcar).

•Name of company that owns the aircraft or vessel you will be working on: (nome da cia em que vai embarcar).

•Company phone number: (mesmo telefone usado anteriormente nos dados da cia/responsável).

•Did you acquire your position using a recruiting/manning/crewing agency?: -> se fez seu processo com uma agência, YES. 

•Agency name: (nome da sua agência).

•Contact name: (nome do responsável da sua agência).

•Street address: (endereço da agência).

•Telephone Number: (telefone da agência com DDI e DDD {ex. 5513… sendo 55 DDI e 13 DDD}).


•Are you serving aboard a seagoing ship or vessel?: YES

•Seagoing Ship/Vessel name: (nome do navio que você irá embarcar, meu caso: Scarlet Lady).

•Seagoing Ship/Vessel Identification Number: (número de identificação do navio {essa informação sua agência deve te passar}, no caso do Scarlet Lady é: 9111802). 


[LOCATION INFORMATION]

Location where you will be submitting your application


•Current Location: (Cidade em que você quer emitir seu Visto). 


[PREPARER OF APPLICATION]

•Did anyone assist you in filling out this application?: NO


E assim, marujos, o DS-160 de vocês estará preenchido. Após o preenchimento, o passo será agendar a entrega de documentos no CASV e entrevista em um consulado, para isso acessem o site: https://ais.usvisa-info.com e vá na parte “NONIMMIGRANT VISA APPLICATION”, selecione Brazil e o idioma que gostaria de ver no site (Português ou Inglês) e clicar em “INICIE SUA SOLICITAÇÃO/APPLY”. 


No caso de visto emergencial o passo a passo tá explicado nesse post aqui: https://www.facebook.com/1753398031550712/posts/3127705780786590/


Espero ter ajudado! 😉


segunda-feira, 7 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 4 – aceitando a oferta de trabalho e fazendo STCW

No dia 28/09/2021 eu recebi um email da Infinity dizendo que eles foram informados sobre a minha aprovação na Royal, pra eu aceitar a Offer Letter e os próximos passos.

No mesmo dia, email da Royal pra eu completar meu cadastro.

Ainda no mesmo dia, offer letter já tava aceita, personal data form preenchido e o passaporte upado. 

A primeira coisa que fiz quando terminei o curso técnico foi fazer meu passaporte, pois eu já estava com um projeto de viajar. Como vcs viram aqui anteriormente, eu queria levar um grupo pra Islândia, ver a aurora boreal e tal. Então antes mesmo de ter essa ideia de navio eu já tava com o passaporte. 

O meu passaporte português venceu em janeiro, e o brasileiro foi muito mais barato e mais rápido do que renovar o português.

Uma das coisas que me motivou a trabalhar em navio foi a chance de juntar dinheiro pra fazer essa viagem pra Islândia, pq mesmo esse grupo pagando pra eu levá-los, eu não teria dinheiro pra custear essa viagem pra mim.

Dia 30/09/21 meu ID da Royal foi gerado, mais coisas pra preencher. A Infinity me pediu COVID-19 Acknowledgement of Crew Vaccine Intent, Background Information, Get on Board e Termo do Candidato, coisas pra preencher no ctrac e pra enviar pra eles.

Dia 04/10/21 a Infinity pediu pra eu fazer os cursos de STCW. São cursos de segurança homologados pela marinha que permite que a gente trabalhe a bordo, quem trabalha em plataforma também precisa fazer.

Tem gente que fica muito confuso nessa parte com essa montueira de siglas, vamos lá:

STCW = Standards of Training, Certification and Watchkeeping;

CBSN = Curso Básico de Segurança em Navios;

SSA = Ship Security Awareness;

CFPN = Curso de Familiarização e Proteção de Navios.

Atenção: quem vai embarcar pela primeira vez precisa fazer tanto o CBSN quanto o CFPN. As escolas geralmente oferecem pacotes pra fazer os 2 cursos de uma vez, eu vi um monte de gente pagando mais caro pq não ficou atento e comprou os cursos separados.

Isso acontece pq o CBSN tem validade de 5 anos, quem quer continuar trabalhando a bordo tem que fazer novamente, e ele é o mais caro. Já o CFPN que é mais barato vc faz uma vez só na vida, e muitas pessoas não compram esse curso e só depois é que descobrem que precisa fazer os dois.

Eu já sabia, pois a Infinity informa tudo direitinho.

Fiz na Shelter, o pacote com os dois cursos R$1350,00. Mesmo sendo em Santos optei pelo curso EAD, só precisei gastar Uber 1x pra ir fazer a parte pratica e a prova que não tem jeito, tem que ser presencial mesmo, afinal como vc vai pular numa piscina de forma online? 😂

Outra coisa que gera confusão as vezes, é que para se matricular vc tem que entregar um atestado medico dizendo que vc está apto a fazer as atividades. A própria Shelter diz que é o mesmo atestado que a gente leva pra se matricular nas academias, ainda assim muita gente fica com dúvida de como conseguir esse atestado, então é comum que as próprias escolas disponibilizem um medico para fazer essa consulta e dar o atestado, mas tem que pagar e não é todos os dias que o medico ta lá (temos que lembrar que muitas pessoas tem que viajar pra fazer esses cursos pois não há em suas cidades). Muita gente consegue consultas gratuitas em postinhos de saúde e tal, mas isso varia muito de cidade pra cidade.

Graças aos deuses eu tenho plano de saúde, marquei uma consulta com um clinico geral, expliquei o que eu precisava e pro meu azar ele pediu pra fazer aquele teste da esteira sabe? Isso varia de medico pra medico, por exemplo, quando eu fui começar a praticar taekwondo em 2019, eu consultei meu ortopedista (que aposentou na pandemia) e ele deu o atestado de boa sem pedir exame nenhum.

Enfim fiz o exame lá, morri e não passei bem pq pra ajudar eu tava menstruada huahauha, mas o medico me deu o atestado.

Dia 21/10/21 eu fiz a parte prática, lá eu conheci pessoalmente uma das meninas do grupo do whats (que acabou não embarcando por motivos pessoais). E foi um dia bem longo, mas bom. 

Work Fire Brigada de Incêndio - Santos
Não tem mais fotos pq tava guardando segredo mesmo.

O prazo para entrega dos certificados era de 40 dias ÚTEIS e já adianto que levou isso tudo mesmo.

Dia 05/10/21 comecei o curso do Jovens Tripulantes. Então em resumo, o mês de outubro foi de muito estudo e em novembro eu entrei num limbo de ansiedade pq não tinha mais nada pra fazer em relação ao processo de embarque. Claro eu continuei estudando na plataforma da Deck4, porem com menos intensidade, pq perdi o pique, e o grupo do whats as vezes me deixava pior, as vezes me ajudava a passar o tempo...

Final de novembro eu perdi uma das minhas avós, não foi covid, mas eu lamento que por causa da pandemia, fazia 3 meses que eu não a via pessoalmente.

Enfim os deuses sabem o que fazem, só me resta confiar, eu acredito que nada é por acaso e as coisas acontecem quando tem que acontecer.


domingo, 6 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 3 – da entrevista à offer letter

Estou revendo meus emails e no dia 06/08/21 eu recebi o email da Infinity dizendo que meu CV foi selecionado. (Foi quando eu parei de postar aqui no blog 😅)

No dia 07/08/21 mandaram o agendamento da entrevista para dia 09

No dia 10 eu mandei um email dizendo que não tinha visto (é eu sei, eu já tinha passado por isso, mas não me julguem, vcs não sabem o que mais eu tava passando naquela época, e nem eu pq não lembro kkkk)

No dia 13 recebi a resposta, eu achei que tinha guardado todos os emails, o do 2º agendamento não sei onde foi parar, mas devo ter feito a entrevista no dia 16/08/21 que foi uma segunda feira.

Eles falam pra gente ficar online no skype a manhã toda (eles dão o horário, mas eu não lembro qual foi) aí eu acordei cedo, me arrumei bonitinha como se fosse no presencial e fiquei online. Quando foi lá pra umas 10h da manhã adivinha se não me deu dor de barriga! Adivinha se não foi exatamente nesse momento que me ligaram!

Eu saí correndo do banheiro desesperada e não deu tempo de atender, mas eu retornei a ligação, não me atenderam, mas me ligaram de volta kkkkk.

Quem me ligou/entrevistou foi o Marcelo, ele ligou super bem humorado e eu incrivelmente atendi no mesmo nível de humor, super descontraída.

Sucesso, me senti super a vontade durante a entrevista toda, claro da um pouco de nervosismo, principalmente na hora de falar inglês, mas desenrolei. Uma coisa que eu achei bacana foi a sagacidade de mesmo eu tendo aplicado pra fotografia, a entrevista foi voltada pra área de restaurante, pois minhas ultimas experiências são nessa área e eles provavelmente já sabiam que ia ser nessa área que iriam me colocar caso eu passasse na entrevista.

Ele também me perguntou se eu não aceitaria alguma posição, mas dessa vez eu falei, eu apliquei pra fotografia, mas onde tiver vaga eu vou. Haha aprendi minha lição.

Além de o Marcelo estar sem mascara, eu acho que a comunicação foi muito mais fácil, não sei se por ser meu conterrâneo ou o que (mesmo tendo morado sete anos em Curitiba, talvez eu ainda não tenha pegado as manha de me comunicar com eles 😅).

Já faz muito tempo eu não vou lembrar de todas as perguntas, mas, eu lembro que na parte em inglês eu falei sobre o que eu fazia no meu ultimo emprego, em português perguntou pretensão salarial e coisas assim...

Ai gente me desculpa deveria ter escrito antes pra não esquecer. Mas o que perguntam nas entrevistas acha fácil na internet vai.

No dia 16/08/21 veio o email avisando que eu passei na entrevista, que a cia seria a Royal, a posição restaurant attendant, e o salário. Enviaram também um material pra eu conhecer melhor a cia e a posição pra saber se eu aceitaria mesmo.

Cliquei no botão de aceitar a vaga e no mesmo dia já veio o primeiro email da Royal pra eu me registrar no sistema deles e a partir daí acabou meu sossego 😆

Falam pra usar o site da Royal no navegador Firefox, mas tinha coisa no cadastro que não funcionava, resolvi me meter a besta de tentar no Microsoft Edge, e não é que deu certo!...

Então vou dizer que o inicio do meu processo foi dia 16/08/21.

Todo o cadastro no tal do C-Trac é feito por etapas e a Infinity vai auxiliando durante todo o processo, passo a passo, etapa por etapa.

Eu não lembro quando que eu entrei no grupo do whats de tripulantes e futuros tripulantes da Royal, eu sei que de tempos em tempos aparece alguém perguntando “alguém recebeu um email da Infinity falando que vai ter um bate papo?” e sim eu recebi esse email, esse bate papo acontece via skype, e de tempos em tempos eles juntam mesmo um grupo de recém aprovados pra falar mais sobre a Royal e tirar duvidas. O meu foi no dia 27/08/21 e se não me engano foi nesse dia que eu descobri que a Royal sorteia uma porcentagem dos candidatos (dessas posições mais baixas como a minha) pra fazer uma segunda entrevista, essa entrevista seria diretamente com a cia e 100% em inglês. Eu acreditando na minha má sorte, já tava desesperada pra ser aprovada no Jovens Tripulantes pra estudar o modulo de inglês logo de cara. Eu achava mesmo que não ia passar no Jovens Tripulantes, que seria sorteada pra entrevista com a cia e que não seria aprovada nessa 2ª entrevista por causa do inglês.

Sim o processo seletivo do Jovens Tripulantes ainda tava rolando!

Começo de setembro ainda tava mandando documentos pra Infinity, final de setembro eles avisaram que a Royal abriu as vagas pra minha posição e que estavam mandando meus docs pra cia. Final de setembro também já tinha acabado meu inferno astral e eu passei no Jovens Tripulantes 🙌

No dia 27/09/21 eu recebi um email da Royal dizendo que eu tinha sido selecionada pra fazer aquela entrevista

Entrei em desespero

À toa!

Era email automático, logo em seguida veio a offer letter ufa!

Observações: no navio tem algumas categorias, as mais comuns pros brasileiro é ser tripulante ou staff. Os cargos de oficiais e os mais altos de tripulantes e staffs sempre fazem a entrevista em inglês direto com cia (não me perguntem como é nas outras cias).

A Offer Letter como o próprio nome já diz, é a carta de oferta de trabalho. Ah mas vc já não tinha aceitado com a agencia? Sim mas a agencia propõe pra cia me chamar praquela posição, mas quem tem que me oferecer alguma coisa é a cia, o contrato é com eles e não com a agencia.

To sentindo que to esquecendo de falar alguma coisa dessa parte, bem duvidas deixa aí nos comentários que algum dia eu respondo.

😁

sábado, 5 de março de 2022

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 2

Um resumo básico: em 2017 eu morava em Curitiba, fui pra Portugal, voltei em 2018, continuei em Curitiba e no final de 2019 voltei pra minha terra natal Santos.

Após ser picada pelo bichinho da viagem em 2017, a primeira coisa que eu fiz ao chegar em Santos foi me inscrever no curso de Agenciamento de Viagem.

Durante o curso foi tocado no assunto trabalhar em navio de cruzeiro, alguns tripulantes foram convidados a dar palestra pra nós alunos e tal, e eu acabei perguntando sobre essa questão do visual alternativo (hoje em dia eu não uso mais cores fantasia no cabelo, mas eu tenho muito mais tatuagens) e me falaram que algumas cias são ainda muito conservadoras, mas que isso tá mudando e inclusive tem uma Cia nova, a Virgin Voyages, que tem um público diferenciado e eles preferem o visual alternativo. Daí eu já comecei a ficar animada com esse assunto de novo, até fui pesquisar essa Cia, mas ficou por isso mesmo, 1º que já estávamos na pandemia, 2º que é uma Cia que não vem pro Brasil.

Chegou julho de 2021, me formei no curso, sem expectativa de nada, pois ainda estamos na pandemia, não me dei ao trabalho nem de fazer minha carteirinha de guia de turismo, mas veio uma noticia! Uma colega do curso mandou no nosso grupo do whats avisando que tava rolando um processo seletivo para ganhar bolsa de estudos através do projeto Jovens Tripulantes, para fazer um curso online da plataforma de ensino Deck4.

Eu não tinha nada a perder, pelo contrario, só tinha a ganhar caso eu fosse aprovada, então é claro que me inscrevi, e me inscrevi correndo pq se eu fosse dois anos mais velha eu já não poderia mais participar, afinal o nome é JOVENS tripulantes 😆.

Um dos requisitos de aprovação era consumir o conteúdo gratuito das redes sociais da Deck4, o que por si só já é um conteúdo riquíssimo, tão rico que só com isso aliado ao conteúdo de tripulantes que são influencers/criadores de conteúdo que eu comecei a seguir também, já foram o suficiente pra eu me cadastrar nas agencias, antes mesmo do processo seletivo do Jovens Tripulantes acabar e eu começar o curso.

Comecei tentando atualizar meu cadastro na Port Side, acho que até consegui, mas não sei que bicho deu que eu não consegui me candidatar a nenhuma vaga e nem sei se eles viram que eu atualizei.

Passou uns dias me cadastrei na ISMBR, pela experiência com a Port Side, eu não sabia que a ISMBR seria tão rápida, em menos de 24h eles mandaram um agendamento de entrevista e claro que eu perdi a data, nem tinha visto o email gente! Mas tudo bem, respondi o email, disse que não tinha visto e tal, perguntei se poderia ter uma nova data e pronto. Aí eu fiquei ligeira de verificar meu email. 

Consegui data, consegui entrevista, fiz a entrevista por skype, não passei XD

Bem, não tive feedback além de um email avisando que eu não tinha passado. Minhas teorias são: a moça que me entrevistou (não lembro o nome) estava de mascara, eu não sou manjadora de inglês, isso + o nervosismo = não entendia nada do que ela falava, então isso foi um ponto negativo. Outro ponto, ela perguntou se teria alguma função que eu não aceitaria trabalhar, e eu caí na besteira de dizer que não iria de cleaner basicamente pq eu não tenho costas pra isso (eu apliquei pra fotografia, pq mesmo sabendo que meu inglês não é o suficiente pra essa posição, as agencias dão um jeito de colocar a gente em alguma outra pq quem sabe um dia eu chego onde eu quero né), aí ela começou a questionar, ah mas pra fotografia da dor nas costas também, são muitas horas de pé e etc. e tal. Mentira pq eu já conversei com uma amiga que já trabalhou de fotógrafa em navio e sei que o buraco não é tão embaixo assim. De qualquer forma acho que a mulher não gostou de ouvir que eu não aceitaria qualquer posição e me rejeitou.

Aí continuei acompanhando o pessoal lá nas redes e logo em seguida da ISMBR apareceu o nome da Infinity Brazil, aí eu lembrei, po essa é a agencia daqui de Santos, deve ter sido por ela que o pessoal foi (eu já mencionei que eu conheço muita gente que trabalhou em navio de cruzeiro?).

Então é claro, no mesmo dia que eu recebi o email da ISMBR dizendo que eu não fui aprovada, eu me cadastrei no site da Infinity. Muito rápidos também, talvez até no mesmo dia, não me lembro, já mandaram email pra marcar entrevista e assim eu o fiz.

Na parte 3 eu conto como foi.

Como eu fui parar num navio de cruzeiro – Parte 1

Era uma vez uma Lívia em 2016/2017 que queria mudar de vida, se tornar completamente independente...

Tá não vou ficar escrevendo na 3ª pessoa, é esquisito!

Então eu me lembrei das minhas raízes santistas e pensei “vou trabalhar num navio de cruzeiro”.

Eu falei das raízes santistas pq eu tenho uma impressão de que o santista se quer ter sucesso profissional ele tem 3 opções: ou ele vai ser atleta (sim qualquer esporte é forte em Santos, não é só pra jogador de futebol não); ou vai trabalhar com turismo; ou com alguma coisa relacionada ao porto, afinal temos o maior porto da América latina, muito importante para a economia do país.

Apesar de conhecer muita gente que já trabalhou em navio, comecei a minha independência pesquisando sozinha. 

Achei a Rosa dos Ventos que na época eu não sabia nem que era agencia, pois eu achei um curso deles que falava sobre a vida a bordo. Bem eu consumi todo o conteúdo gratuito deles e até cheguei a comprar o tal curso, mas me arrependi e antes de dar aqueles 7 dias pedi meu dinheiro de volta... Eu já sabia que o investimento pra trabalhar a bordo seria alto, não podia ficar gastando com curso (se as muitas pessoas que eu conheço se aventuraram de trabalhar em cruzeiro sem curso, pq que eu ia fazer né? Minha opinião na época.)

Depois que eu já me sentia mais preparada (tinha começado a estudar inglês por conta própria também) eu achei a agencia Port Side de Curitiba, na época eu morava a menos de 5min de distancia de moto. Me cadastrei no site deles e fui chamada pra um processo seletivo/entrevista. O processo de seleção era basicamente uma palestra falando sobre o trabalho a bordo e sobre as vagas disponíveis. No final eles falavam, não com essas palavras, quem continua interessado aguarda pra fazer entrevista individual, quem não quer vaza. Eu fiquei pra entrevista, na época era presencial, e o entrevistador foi super bacana, desculpem eu não vou lembrar o nome dele. Eu tava bem nervosa por 2 motivos: meu inglês e meu cabelo, já explico. No final ele me deu um feedback muito legal, ele disse que eu passei na entrevista, que eu fui bem, que meu inglês estava bom, mas que eu precisava me soltar mais pq pra trabalhar em navio é preciso ser mais comunicativo, extrovertido e eu estava muito tímida. Ele ainda falou algo como “eu sei que tá frio, e vc tá aí toda encolhida, mas vc precisa se soltar mais”.

O que ele não sabia é que sim estava realmente muito frio e eu fui de moto, mas eu usei essas 2 coisas pra esconder o meu cabelo que era rosa choque! Se não tivesse frio e eu não tivesse usado capacete, eu não teria a desculpa para estar usando meu chapeuzinho de crochê, pq todo mundo sabe que capacete bagunça o cabelo e é comum os motociclistas tirarem o capacete e imediatamente colocarem algum chapéu.

Apesar de ter colocado de maneira que aparecesse minha raiz com a cor natural, eu temia que ele pedisse pra tirar o chapéu, afinal ele poderia até considerar falta de respeito né!

Mesmo ele dizendo que eu passei, na mesma hora ele já avisou que não tinha vaga pra mim. Naquele ano já tinha acabado o boom dos navios no Brasil, então como não tinha tantos, não tinha muita vaga também, mas o entrevistador falou que ia manter o meu cadastro e que quando tivesse alguma vaga que eu me encaixasse que eles entrariam em contato. Vc entrou em contato? Nem eles.

Ao mesmo tempo em que eu estava vendo essas coisas de navio, eu tinha dado entrada no meu processo de cidadania portuguesa. Quem me acompanha aqui já sabe que em 2017 eu fui pra Portugal e não pro navio, e assim ficou a 1ª parte da historia, na próxima vamos dar um salto para 2021.