sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Uma Paulista em Curitiba

Ponta da Praia - Santos
Antes de qualquer coisa deixa eu explicar o titulo.
Eu deveria ter usado a palavra santista, mas alguém não foi muito criativo e usou a mesma palavra para definir os torcedores do Santos Futebol Clube. Eu não acompanho futebol e quando eu dizia que torcia pra alguém era pro São Paulo Futebol Clube.
São paulina = quem torce pro São Paulo Futebol Clube.
Paulistana = quem nasceu na cidade de São Paulo.
Paulista = quem nasceu no estado de São Paulo.
Por isso eu prefiro usar essa ultima, pois alem de santista sou paulista.
Nascida, criada e crescida não muito na cidade de Santos, litoral de São Paulo, amo minha cidade e tenho muito orgulho de ter nascido lá e falar o N bem nasalado, tu no lugar de você, falar mew, da hora, mano, mó, velho, mango e etc.
Mas meu coração está dividido!
Moro a três anos em Curitiba, capital paranaense, e adoro essa cidade. Cidade grande com jeitão de interior, é fria, é limpa, as pessoas são educadas, bonitas, a prefs tem o perfil de facebook mais legal das redes sociais e to curtindo o mandato do prefeito Gustavo Fruet. Não posso dizer o mesmo do governador Beto Richa mas beleza.
Por incrível que parece tem coisa que eu sinto falta de Santos, por exemplo, o ritmo de São Paulo no final de semana. Em Santos você pode ir pra qualquer lugar em qualquer horário que vai ter alguma coisa pra fazer, uma baladinha, um barzinho, um restaurante... enquanto em Curitiba, na maioria dos bairros parece cidade fantasma aos finais de semana.
É bobagem, mas pra quem gosta, um peixinho de água salgada as vezes é bom. Não sou nenhuma entendedora do assunto mas se você for parar pra pensar, num compensa pros restaurantes trazer peixe de longe, e nos mercados é mais caro, justamente por ser de longe.
Curitiba é grande e organizada e isso é bom, mas as vezes eu sinto falta de conseguir chegar em qualquer lugar de bicicleta, skate, patins... Em Santos é tudo perto e plano, você só sobe se você for pro morro.
Etec Centro Paula Souza, estudei muito e de graça em Santos. Em Curitiba é difícil achar um curso interessante gratuito. E os cursos que fiz não valem de nada pro meu currículo aqui porque o povo não conhece infelizmente.
Pão de cará, é um pão que supostamente é feito de cará, é muito gostoso e só existe em Santos. Já ouvi dizer que não vai cará na receita desse pão, eu só sei que cada padaria, cada mercado faz de um jeito diferente e todos são bons a sua maneira.
Contudo não me vejo voltando a morar em Santos, todo lugar tem os prós e os contras, se eu voltar a morar la vou voltar a me estressar com o transito, vou voltar a ter sinusite no minimo uma vez por ano e rinite o ano todo pois dentre as minhas alergias, a umidade é uma delas. O custo de vida é muito alto, principalmente se tratando de moradia e por aí vai.
Só vou descobrir qual cidade ocupa o maior lugar no meu coração o dia que eu morar em outro lugar.