terça-feira, 18 de agosto de 2015

Nem Gorda Nem Magra

Hoje, uma das primeiras discussões do dia foi com uma pessoa que está levando uma vida de alimentação mais saudável sobre o fato d'eu querer ganhar peso.
C'é loca quer engordar?
Não não, quero ganhar peso, é diferente.
Eu não me considero nem gorda nem magra, estou no meio termo, e longe de ter um corpo tipo panicat. Apesar que se eu assim o tivesse, provavelmente já teria alcançado o peso desejado.
Ah eu quero ganhar 2kg pra chegar nos 50kg e poder doar sangue ^^ de preferencia quero adquirir massa magra, pra isso vou intensificar os exercícios físicos pra ver se eu ganho uns músculos, mas se eu engordar mesmo ao invés de só ganhar peso, não tem problema porque eu já pesei 50kg e não fiquei mal, continuei me achando meio termo. Qualquer coisa eu emagreço depois de doar sangue.
A parte mais acalorada da discussão que envolvia varias pessoas, foi quando citaram vitaminas e minerais adquiridos através de comprimidos e não alimentação mais saudável. Eu já estava pensando em fazer uso do Centrum, por exemplo, justamente pela praticidade. Eu num quero substituir alimento por comprimidos, até mesmo porque não vai fazer eu ganhar peso seja massa magra ou gordura, mas eu acredito que vai me ajudar a ter energia para fazer exercícios, por consequência ganhar músculos, e também na absorção das propriedades dos alimentos.
Exemplo:
"Vitamina B1
Auxilia no aproveitamento energético da alimentação, promovendo apropriado metabolismo dos carboidratos. É necessária para o funcionamento apropriado do sistema nervoso e dos músculos, inclusive os músculos do coração...
Vitamina B3
Presente em todas as células do corpo, ajuda a converter alimento em energia...
Vitamina B5
Necessário para o metabolismo e a conversão de gordura em energia...
Vitamina D
Ajuda o corpo a absorver e a utilizar o fósforo e cálcio da alimentação...
Mineral Fe
Está associado ao transporte de oxigênio pelo sangue e na produção de energia a partir dos alimentos...
SuplementosMineral P
É essencial para as funções musculares e dos nervos e na liberação de energia a partir dos alimentos...
Mineral Mg
Necessário para a produção de energia a partir dos alimentos e para o funcionamento normal do sistema nervoso e muscular...
Mineral Mn
Contribui para a produção de energia a partir dos alimentos, além de contribuir para a proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres...
e etc.
Fonte: http://www.centrum.com.br/

E por que eu quero praticidade e ganhar peso LOGO? Porque outro dos requisito pra doar sangue é que você não tenha feito nenhuma tatuagem nos últimos 12 meses, minhas ultimas tatuagens completaram 1 ano esse mês, e eu fiquei aguardando ansiosa que passasse esse 1 ano pois eu já quero fazer outras tattoos.
Requisitos para doar sangue:
-Estar em boas condições de saúde
-Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
-Pesar no mínimo 50Kg
-Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
-Apresentar documento oficial com foto ( Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)
Impedimentos temporários à doação:
-Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura
-Diarreia: aguardar 7 dias após a cura
-Durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
-Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
-Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
-Tatuagem nos últimos 12 meses
-Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada)
-Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias
-Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses)
-Outras situações a serem avaliadas
Impedimentos definitivos:
-Hepatite viral após os 10 anos de idade
-Diabetes insulinodependente
-Epilepsia ou convulsão
-Hanseníase
-Doença renal crônica
-Antecedentes de Neoplasias (Câncer)
-Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame)
-Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV),
-Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas
Fonte: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2983

Pra num ficar muito grande, esse post vai ter continuação: "Nem Sedentária Nem Esportista".
Entre esses dois textos só uma coisa importa, não ser meio saudável e sim completamente ;)