sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Como se chama na sua cidade?

Ontem tava muito calor, de passar mal, hoje também está, mas como eu to de boa em casa to me sentindo menos pior.
Sim estou em Curitiba e mesmo assim passo calor, afinal ainda estou no Brasil num é verdade?
Gordinha do jeito que sou, estava eu aqui pensando em sorvete, fui pesquisar o que é gelato porque ta na moda gelateria (mas a maioria deve vender sorvete mesmo) e acabei lembrando de uma delicia da infância que por causa da pluralidade de nosso país estou na duvida de como se chama por aqui.
Na minha terra (Santos-SP) se chama chup-chup e pelo que descobri na internet, em outros lugares de SP, em Minas Gerais e Espirito Santo também.
Descobri ainda que:
Geladinho ou chup-chup?  Sacolé ou ju-ju? Como você chama esse refresco brasileiro?
Geladinho é falado em vários lugares de São Paulo e na Bahia;
Sacolé é no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul;
Sacolete em algumas partes do Rio de janeiro;
Ju-ju no interior de São Paulo, no Ceará e em outras partes do nordeste;
Dudu ou brasinha no Ceará;
Din-din no Nordeste;
Laranjinha em Goiás;
Gelinho na Capital de SP.
E aqui? É geladinho mesmo?
Sei que se eu tivesse tino pra vendas ia me aproveitar e ia vender alguns. Como eu num sou egoísta nem nada vou deixar umas receitinhas aqui ;)