quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Minha segunda visita à Porto

Conhecida por seu tipo de vinho de mesmo nome, Porto é como uma segunda capital do país.

A capital do distrito do Porto além de ser pioneira em várias coisas também origina o nome Portugal que deriva de "Portucale", uma antiga designação da cidade do Porto.

Eu sou suspeita pra falar de Porto pq é um dos meus lugares favoritos no mundo, mas mesmo assim vou dizer pra você que vale muito a pena a visita por sua riquíssima gastronomia e arquitetura/história. Visite principalmente o centro histórico que é patrimônio mundial da UNESCO.

Se os jovens portugueses não curtem vinho do Porto, essa pequena Millennial aqui adora! 🍷

Esses dias estive em Vila Nova de Gaia onde há várias caves
Fomos visitar a @calemporto e aprendemos muito sobre o essa bebida dos deuses.

Vc sabia que vinho do porto só pode ser produzido numa determinada região às margens do rio Douro?
Se for produzido em outro lugar é fake

O vinho do porto é um vinho licoroso, com sua doçura natural da fruta e graduação alcoólica alta.
Há o vinho do porto branco, rubi e tauny. Que eu me lembre nunca experimentei o rubi, mas tudo bem pq o tauny tem uma maior variedade de acordo com a quantidade de anos.

Na cidade do Porto em si não é produzido, o nome foi emprestado da cidade maior e mais conhecida apenas. E em Vila Nova de Gaia é feito apenas o envelhecimento e engarrafamento.

Toda uma ciência em torno do clima e terreno...
Bem poderia ficar horas falando sobre o assunto mas tô com medo de errar 😋
Sintam-se livres pra me chamar pra conversar sobre este e outros vinhos pois eu adoro aprender