terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Ainda surgem conversas sobre trabalho a bordo

Liviaaaa
Bom dia!
Queria conversar contigo qqr dia, sobre trabalhar em navio…
Tenho muitas dúvidas, vontades e medo..
Pode perguntar

Nem sei por onde começar hahahah
Vc fez curso?
Fiz, mas mais pra entender sobre a vida a bordo e não a profissão em si
Pq conta mais experiência do que formação

Por exemplo
Eu apliquei pra fotografia
Mas a agência me ofereceu uma posição de restaurante
Pq mesmo eu sendo formada em produção multimídia, eu tenho mais experiência e mais recentes em restaurante

Então o curso não é obrigatório?
Porque só tenho experiência adm
Acho que isso não tem em navio, né?
Seria para camareira ou restaurante mesmo
Eles que determinam a vaga?
Como você se candidatou? Onde vou que iam abrir processo seletivo?
Foi difícil a entrevista? Como foi?

São muitas perguntas hahahaha
Não o curso não é obrigatório
Algumas posições exigem curso superior, mas isso como qualquer trabalho em terra 
O que é obrigatório é saber falar inglês e o STCW que é o curso de segurança, mas isso a agência te orienta de quando fazer

Vc pode trabalhar nos recursos humanos, no financeiro... É só ver quais são as exigências de cada companhia, isso a agência pode te orientar também

Vc pode escolher a vaga
Como no meu exemplo de que apliquei pra fotografia
Quando eles vieram com a vaga de restaurante eu poderia ter recusado

Existem várias agências de recrutamento e seleção para navios, cada uma trabalha com certas cias então essas agências veem onde vc se encaixa melhor. Mas também é possível vc se candidatar direito no site da Cia (a princípio não recomendo)

É tudo online (ainda mais dps da pandemia)
Eu fiz entrevista na Portside em Curitiba presencial em 2017, passei porém não tinha nenhuma vaga que me encaixasse
Aí 2021 fiz entrevista na ISMBR não passei, acredito que por ter respondido que não aceitava ser cleaner quando a entrevistadora perguntou se tinha alguma posição que não aceitaria.
Depois fiz entrevista na Infinity, é daqui de santos a agência mas foi online TB
Tranquilíssimo, o Marcelo que foi o entrevistador me deixou super a vontade
Parte da entrevista foi em português e parte em inglês

O pessoal do curso que eu fiz também da orientação pra entrevista (até hoje eles me dão suporte)

Se vc tiver disposta a pagar pra ter mais tranquilidade, eu acho q vale a pena
Eu não paguei pq não tinha, mas eu me esforcei pra ser bolsista 


Tem o nome dessa empresa para indicar?
Do curso
Sou completamente leiga nessas questões


Me bateu um negócio aqui e comecei a pensar sobre tentar trabalhar em Cruzeiro… da pra guardar uma graninha e conhecer lugares legais.. embora eu saiba que o trabalho é puxado, né
Já me falaram sobre isso
Mas mesmo assim acredito que vale a pena

É a melhor opção pra guardar dinheiro
Estou precisando muito
Mas assim
É mais puxado psicologicamente do que fisicamente viw

Teje avisada 😂

Mas pq?
Falta da família? Adaptação da vida num navio?
Convivência com pessoas diferentes, de culturas diferentes?
O que bateu em ti?

Cada pessoa tem suas questões
Só sei q tem q tá com a cachola em dia
Difiiiiicil hahahahahahahah

Aqui vou omitir um pedaço da conversa se não eu não embarco mais hueheuheuheu

...Mas enfim
Tem a questão da diferença de cultura
Br não abaixa a cabeça ainda mais eu
Tive problemas com vários patrões
Pq eles querem q vc obedeça sem questionar
E eu não faço nada sem saber o pq estou fazendo
O povo tem birra de Br muito por inveja pq nós somos mais alegres, simpáticos, carismáticos etc e geralmente os passageiros gostam mais de nós
Então por ciúmes ou inveja é fácil um patrão tornar sua vida mais difícil
Eu peguei fama de pegar atestado quando tava cansada ou nao gostava do trabalho
Fui no médico mais vezes do q gostaria? Sim
Todas as vezes tava com um problema de verdade? Sim tb
Os cara olha minha cara de menina e esquece q eu tenho 34 anos e q trabalhar 14h e ficar podre no dia seguinte não é fazer corpo mole
Eles estão acostumados com os indonesios e filipinos q são super submissos e vão trabalhar morrendo
Tudo eles abaixam a cabeça e falam sim sr
Bem eu tive alguns surtos
Mas tinha saco de pancada, travesseiro pra gritar e outras coisas que vou deixar em off no blog
Aí eu consegui aguentar e aliviar de alguma forma
Mas tem gente que não consegue e casos de suicídio são comuns

Eita 
É bem mais complexo do que imaginei 
Mulher 
Já estou repensando hahahh

Estude muito bem
Assim
É uma experiência incrível
Nunca q eu ia conhecer o Caribe todo se tivesse q viajar normal
Maaaaas
Tudo na vida tem o lado bom e o ruim né

Sim 
Infelizmente 
Obrigada pelas dicas e respostas
Me ajudou demaissssss
Precisando é só perguntar 
O mesmo vale para os leitores do blog