Hoje vou falar sobre o transporte público de Curitiba, essa grande capital que não tem metrô, trem, VLT nem nada do tipo
Pode parecer pouco pra uma grande cidade,
e as vezes é mesmo
Mas tem vários tipos de ônibus e até que é bem organizado.
Infelizmente alguns bairros não são muito bem abastecidos de ônibus, mas até onde eu notei são lugares mais residenciais e que as pessoas tem um poder aquisitivo maior por tanto podem ter um carro.
Mas se acontece como na recente greve dos caminhoneiros e a pessoa não tiver com gasolina? Em alguns lugares será preciso andar um bom pedaço a pé até chegar num ponto de ônibus, ou pagar 2 passagens, o que não é nada bom já que a passagem custa R$4,25, ou ainda terá de fazer uma volta maior para fazer conexões de ônibus sem pagar mais passagens...
Como que essas conexões são feitas? Existem vários terminais de ônibus na cidade, e dentro desses terminais vc pode trocar de um ônibus para outro sem ter que passar pela catraca novamente. Ou vc pode fazer essa troca dentro de uma estação tubo.
As estações tubo são como as estações de metro, só que em menor escala digamos assim, como um ponto de ônibus com catraca.
Lembram que eu disse que existem vários tipos de ônibus na cidade? Então, existem 2 tipo de estação tubo: os tubos das canaletas que servem aos ônibus expressos e ligeirões, e os tubos do lado esquerdo da rua, que servem aos ligeirinhos. Ou seja, se vc precisa fazer conexão de um ligeirão para um ligeirinho por exemplo, vc terá que ir até um terminal, pq nos tubos vc só consegue trocar em ônibus do mesmo tipo.
Expresso? Ligeirinho? Isso é nome de ônibus? Sim, mas antes de falar sobre os tipos de ônibus deixa eu explicar o que são as canaletas.
Canaletas são vias exclusivas para ônibus e carros oficiais, como por exemplo ambulâncias e viaturas policiais. Geralmente estão localizadas em ruas comerciais e de via calma (as vias calmas tem o limite máximo de 40km/h), mas os ônibus que utilizam a canaleta, não demoram muito em seu trajeto pois não pegam transito.
Enfim vamos aos tipos de ônibus:
Expresso Ligeirão
São ônibus biarticulados na cor azul ou vermelha, circulam nas canaletas, com número reduzido de paradas. Como assim? Vamos supor, do terminal x ao y tem 11 tubos, o ligeirão só vai parar em 1 deles, provavelmente no 6º. Então ele vai chegar bem rápido de um terminal ao outro pq só vai parar uma vez entre eles. Por consequência os embarques e desembarques são feitos em terminais e estações-tubo.
Expresso
São ônibus biarticulados na cor vermelha, que ligam os terminais de integração ao centro da cidade, através das canaletas. Lembram dos 11 tubos entre o terminal x e o y? O biarticulado como é chamado popularmente vai parar nos 11. Embarques e desembarques também só nos terminais e nas estações-tubo existentes no trajeto.
Linha Direta (Ligeirinho)
Ônibus cinza ou prata, com paradas em média a cada 3 km, com embarque e desembarque nas estações-tubo do lado esquerdo da rua, ou seja, eles não andam nas canaletas. São linhas complementares, principalmente das linhas expressas e interbairros.
Interbairros
São operados por veículos tipo padron ou articulados, na cor verde, que ligam os diversos bairros e terminais sem passar pelo Centro da cidade. Embarques e desembarques em terminais e pontos de ônibus comum. Catraca com cobrador dentro dos ônibus.
Alimentador
São operadas por veículos tipo micro, comum ou articulados, na cor laranja, que ligam os terminais de integração aos bairros de cada região. Embarques e desembarques em terminais e pontos de ônibus comum. Catraca com cobrador dentro dos ônibus (com exceção das linhas de micro-ônibus, neste caso o pagamento é feito somente com cartão-transporte caso o embarque seja feito nos pontos de ônibus. Se o embarque for feito dentro dos terminais vc vai utilizar a catraca do terminal então pode pagar com dinheiro e fazer o embarque pela porta de trás do ônibus).
Troncal
Operam com veículos tipo padron ou articulados, na cor amarela, que ligam os terminais de integração ao Centro da cidade, utilizando vias compartilhadas. Embarques e desembarques em terminais e pontos de ônibus comum. Catraca com cobrador dentro dos ônibus.
Circular Centro
Operada com veículo tipo micro-ônibus, atende os principais pontos atrativos da região central de Curitiba, tais como praças, shoppings, Rodoviária e Biblioteca Pública. A tarifa custa R$3,00 se não me engano (eu nunca usei essa linha) e até onde eu sei são todos brancos. Embarques e desembarques em pontos de ônibus comum. Pagamento somente com cartão transporte.
Convencional
Já usei muito esse bus... |
Operam com veículos tipo micro ou comum, na cor amarela, que ligam os bairros ao Centro da cidade, sem integração, ou seja, não entram em nenhum terminal. Embarques e desembarques em pontos de ônibus comum. Quando vc ver uma praça com um conglomerado de pontos de ônibus, vc achou um "ponto final" dos convencionais, já que eles não entram nos terminais, tem algumas praças no centro que são como se fossem os terminais mesmo. Pagamento somente com cartão transporte nos micros e catraca com cobrador nos comuns podendo utilizar cartão transporte e dinheiro.
Linha Turismo
Com saída do Centro, passa pelos principais parques e pontos turísticos da cidade. Ônibus de 2 andares, vc paga uma cartela com 6 bilhetes se não me engano, o primeiro vc já gasta ao entrar no ônibus, aí vc escolhe mais 5 paradas pra fazer nos pontos turísticos, ou se vc quiser visitar todos vc vai ter que comprar mais bilhetes e custa caro viu, eu não lembro quanto mas deve ta uns 50 reais, e nem vale muito a pena, é legal pra tirar umas fotos e talz, mas compre uma cartela só, depois me manda mensagem que eu ti ensino a chegar nos lugares com qualquer um dos outros ônibus gastando no máximo 2 passagens de 4,25...
E por ultimo o que eu nunca usei nem vou usar
SITES
Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial. Atende aos alunos da rede de escolas especializadas para deficientes físicos e/ou mentais de Curitiba, sem custo para estes usuários.
Fonte:https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/rede-integrada-de-transporte
#FicaADica: já aconteceu dos ônibus trocarem de cor digamos assim, isso pode acontecer por vários motivos, sei la as vezes o ônibus quebrou e não tem outro da mesma cor pra por no lugar então em um dia aleatório um dos ônibus vai ta circulando de cor diferente. Então fique sempre ligado no letreiro do ônibus, uma vez quase que eu perdi o interbairrosV pq ele veio laranja e naquela rua tinha linhas laranjas... Outra coisa, se o itinerário não tiver muito movimento no domingo, pode ser que no lugar do ônibus comum circule o micro, é o caso da linha Colina Verde, durante a semana é um ônibus laranja comum, e no domingo é um micro, da ultima vez que usei era um micro amarelo então no domingo tem que andar com cartão transporte ou vc não poderá embarcar.
Agora a dica mais importante, em Curitiba existe uma coisa chama "parada livre" isso significa que em todo ônibus que não precisa de estação tubo para desembarque, após as 22h vc pode pedir ao motorista para parar em qualquer lugar (dentro do itinerário claro), ou seja, vc pode descer fora do ponto de ônibus, aumentando assim a sua segurança já que vai estar mais perto da sua casa, trabalho, balada, enfim, seu destino.