sexta-feira, 14 de abril de 2017

Fuga da realidade

Esse post é um pouco continuação do anterior porque eu aproveitei o feriado para terminar de assistir 13 Reasons Why.
Eu tenho algumas opiniões sobre a serie mas não sei como dize-las sem dar spoiler então não vou dizer muito, só completando o que eu coloquei como "bla bla bla" anteriormente, a serie fala não só sobre bullying, mas também sobre como tratamos as pessoas, egoismo, violência e abuso. E para dizer a moral da historia sem dar spoiler só vou dizer que é: não seja um(a) babaca!
Vou confessar algo pessoal, sem revelar muito porque envolve outras pessoas, mas eu já estive na posição dos personagens Clay e Sr. Porter e é uma merda se sentir impotente, principalmente quando é a pessoa que pede ajuda que faz você se sentir assim. É difícil explicar sem falar sobre o caso especifico, mas quem viu a serie vai entender um pouco melhor. Se você precisa da ajuda de alguém, vá e peça, se as pessoas não estiverem dispostas a ajudar, ignore os motivos delas, se preocupe com o seu e continue pedindo ajuda até achar alguém que possa. O que aconteceu comigo foi que a pessoa compartilhou um segredo, parecido com a 12ª razão da personagem Hannah, e eu já tava pronta para agir para ajudar a pessoa e ela mesma me impediu. Eu fiquei pensando porra mas se você queria que eu não fizesse nada por que me contou? Só fez eu ficar com o problema na minha cabeça e preocupada pra eu não fazer nada? Eu não tenho o sangue de barata nem a preocupação de como aquilo impactaria na minha vida como os personagens da serie, eles mantiveram segredo por egoismo, eu mantenho por respeito a opção de uma pessoa viva!
Bom o universo (talvez com um empurrãozinho meu) se tratou de fazer justiça no caso... mas a questão é a seguinte, ninguém é um fucking adivinho, se você tem um problema com alguém fale, não espere a pessoa adivinhar, se você precisa de ajuda fale, não espere que alguém fique perguntando se você precisa de ajuda, apesar que também não faz mal de vez em quando perguntar pras pessoas se elas estão bem, se estão precisando de algo, e se alguém perguntar essas coisas pra você responda sinceramente. A gente ta tão acostumado com aquelas conversas meio que automáticas de internet tipo:
"oi td bem?
td e vc?"
se a conversa não inicia assim a gente estranha e entra em panico, eu sei já aconteceu comigo,
se você fala só "oi" você parece antipático,
mas raramente a pessoa escreve "td bem?" querendo saber mesmo se está tudo bem,
e quando as pessoas respondem "não ta tudo bem não" a gente fica sem ação, seja por preocupação de saber se pode ajudar ou pelo simples fato de você não poder dar continuidade no assunto que queria tratar porque vai ficar "chato"...
Só pra concluir o assunto da serie, eu não curti muito o final pois achei ele meio incompleto, foi a serie toda a maior enrolação e chega no final sem dar detalhes do que aconteceu com os personagens.
Agora você deve ta se perguntando porquê eu escolhi esse titulo, e eu vou dizer que é uma dica.
A vida de todo mundo pode dar merda em algum momento, a gente não sabe como é a vida do outro e não pode julgar, se você acha que a sua vida é uma merda você não precisa fugir dela, você pode fugir da realidade por alguns instantes e aproveitar pra por os pensamentos no lugar ou apenas relaxar. Existem varias formas de fazer isso (eu não aconselho nenhuma ilícita), eu por exemplo sempre fui viciada em TV, quando eu to assistindo qualquer coisa eu esqueço de tudo e presto atenção só no tema do filme/serie/novela/documentário/whatever. Isso também pode ser feito jogando vídeo game, lendo um livro, sentando na janela do busão e só assistir as coisas passando, ou até mesmo dar uma volta de bike (saudades das ciclovias de Santos) as vezes eu faço isso na moto, mas não aconselho é perigoso, sempre preste atenção no transito ;)