quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

City tour histórico cultural (fictício)

Trabalho de pesquisa feito para o curso técnico de Agenciamento de Viagem (mas caso vc se interesse podemos torna-lo realidade depois da pandemia) 

Itanhaém 

Itanhaém é um Município situado no litoral sul do Estado de São Paulo, sendo a segunda Cidade mais antiga do Brasil. Tem grande importância histórica, pois oferece ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam, de forma fiel, a sua história.
14h O city tour começa na Igreja matriz Santana de Itanhaém tendo a mesma como ponto de encontro
14h30 Casa de Câmara e Cadeia - Museu Conceição de Itanhaém 
15h Pinacoteca Municipal 
15h30 A Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bonfim” 
17h Estátua Mulheres de Areia (assistir o por do sol na praia) 
19h Retorno para Praça Narciso de Andrade (podendo utilizar o transporte do tour, voltar a pé ou qualquer outro meio particular)

 (Atenção: esse trabalho foi feito para o curso em 2020, não tenho detalhes atuais dos equipamentos mencionados) 

Igreja matriz de Itanhaém 

 O prédio mantém preservadas as características arquitetônicas originais, que podem ser notadas já na fachada frontal. No início do povoamento em Conceição de Itanhaém, 1532, seus habitantes edificaram no alto do morro de Itaguassu, onde está hoje o Convento, uma pequena ermida de "barro”, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. No ano de 1920 deflagra-se em São Paulo - repercutindo depois em outros pontos do país - campanha em prol da preservação de nosso patrimônio histórico.


Museu de Itanhaém -Casa de câmara e cadeia 


Importante patrimônio histórico, o Museu Conceição de Itanhaém, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, tem suas origens no processo de colonização da antiga Vila de Nossa Senhora de Conceição. A cadeia que ainda hoje existe é um sobrado, a qual foi construída sobre as ruínas da em 1829. Por economia, ou talvez por amor às tradições, aproveitou-se as paredes então existentes da velha Cadeia.



Pinacoteca Municipal de Itanhaém


O prédio abrigou inicialmente a “Casa do Olhar”, e recentemente foi instaurada no local a Pinacoteca Municipal, a segunda da Baixada Santista. O espaço recebeu acessibilidade para melhor atender as pessoas com deficiência, climatização e equipamentos para a conservação do acervo.O local é destinado a exposições, cursos, bate-papos, oficinas e também a valorizar as obras produzidas por artistas locais.

A Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bonfim”


O prédio inicialmente abrigou a Prefeitura Municipal de Itanhaém, e em 1999 virou sede da Biblioteca Municipal, que recentemente foi reformada para acondicionar seu acervo. Os objetivos do espaço são o suporte às atividades pedagógicas e assistência. O acervo é composto de livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas e livros adaptados para deficientes visuais e áudiobook. Conta com aproximadamente 50.000 volumes – grande parte adquiridos através de doação.




Próximo post: Cubatão e Bertioga