quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Saí de Casa (de novo)

Minha mudança para Portugal foi relativamente fácil, mas nem por isso foi barata.
meus avós são portugueses e minha mãe fez a cidadania dela anos atras
Então eu fui no consulado de Curitiba, levei o documento português da minha mãe, meus documentos e comprovante de residencia. Paguei acho que R$1300,00. Levou acho que uns 6 meses e pronto, já era uma cidadã portuguesa, mas ainda faltava o cartão de cidadão, pois sem ele não dava pra fazer o passaporte. Aí eu fui lá no consulado de novo para fazer o cartão, não lembro se eu tive que pagar mais alguma coisa ou se já tava nesses 1300. Sei que fiz tudo lá no consulado, deu 1 mês mais ou menos e chegou o cartão na minha casa. Aí lá vai eu de novo no consulado para fazer o passaporte, e este eu não precisei fazer nada além de pagar acho que R$400,00 e pronto, em 1 semana mais ou menos chegou na minha casa.
Obs.: se você fizer tudo antes dos 18 anos sai bem mais barato, ou se você tiver oportunidade de vir a Portugal como turista e fazer toda a documentação aqui, também sai mais barato pq economiza o valor dos correios (tirando o valor da viagem é claro).
Passou mais 1 ano e finalmente consegui vir a Portugal. No aeroporto só me recomendaram mostrar meu RG junto do passaporte quando fosse sair do Brasil (pq eu não tenho o passaporte brasileiro), mas enfim eu mostrei tudo, passaporte, cartão de cidadão, RG...
Cheguei com dinheiro em especie e logo fui procurar de abrir conta em banco que era pra poder ter cartão de debito mesmo para não ter de ficar andando com dinheiro na rua (cuidados de brasileira né).
Só que no meu cartão de cidadão veio em branco os números de NIF (identificação fiscal, tipo nosso CPF), NSS (segurança social) e NUS (utente de saúde)
E para abrir conta em banco precisa do NIF
Então eu fui até uma loja do cidadão (pra que é de SP, é tipo um poupa tempo) e primeiro eu fui procurar pra fazer só o NIF, mas no final das contas era em outra parte, era onde atualiza o cartão de cidadão.
Tive que pagar 18€, não precisei de comprovante de residencia, só ditei o endereço mesmo e entre 15 ou 20 dias chegou a carta dizendo para eu ir buscar meu cartão.
Aí ele já veio com NIF, NSS e NUS
Beleza, usei essa mesma carta da loja do cidadão como comprovante de residencia para abrir minha conta no banco.
Abri conta no Activo com ajuda do pessoal do Mundo a Frente
Depois foi a vez de me inscrever no centro de saúde
Fui até o mais próximo, peguei a senha de atendimento personalizado se não me engano (os outros era tudo pra consulta)
Na hora de ser atendida perguntei o que precisava para me inscrever no cartão de utente. Notando meu sotaque a moça falou de carta de morada acho, é algo que comprove a residencia. Aí eu disse que não tinha, mas tinha o cartão de cidadão e no final das contas era só isso que precisava.
Aí ela me deu uma folha com minha inscrição já feita e uma outra folha dizendo o que eu tenho direito.
Com essa inscrição eu consigo médico mais barato (de novo pra quem é de SP, podemos dizer que é tipo uma policlínica)

Próximas coisas para descobrir: como levar o marido sem ser oficialmente casada (união estável não conta) e como transferir minha CNH